ABRUPTO

20.7.03


OBJECTOS EM EXTINÇÃO 15

1) A campainha na sala de jantar, no meio do chão, para chamar a criada. A primeira vez que os meus pais mudaram de casa, na nova casa lá estava no meio, brilhante de metal, a campainha. Embora houvesse criada, a campainha nunca foi utilizada.

2) RIP do blog-notas sugere o tira-linhas:

Esse pequeno artefacto, indispensável á elaboração de desenho geométrico, podia ser montado num suporte vertical ou adaptado ao compasso, vivia em alegre concubinato com o tubo de tinta-da- china e constituía, quando manejado por mãos inábeis, o maior dos pesadelos para a alva pureza da folha de papel.

Foi substituído pela Rotring (marca que simbolizou os diversos sucedâneos) e, o epitáfio que assinala a sua passagem à galeria da história, recorda-nos que

Aqui jaz o tira-linhas,
instrumento de terror,
que borrava as mãozinhas
ao aluno e ao s’tor!

Mas o seu maior valor,
(pese embora o seu aspecto),
era p’ro desenhador
que elaborava o projecto!

Viveu em paz e alegria,
com a tinta, que da china,
tinha o nome, e se vendia,
em tubos de forma fina!

Deixou-nos como legado,
esta triste nostalgia,
que recordo, com agrado!
Mas num blog??? Que ironia!!”


3) Ricardo Ruano Pinto (RRP) do Hipatia lembra a "Mariconera"

essa malinha masculina, com pega ou pegas, de couro (embora tenha visto algumas em tecido), que se transportava debaixo do braço, que a par de outros equivocos da moda seventies, ainda hoje deixa muitos envergonhados e outros comprometidos.”

4) José Carlos Santos lembra “os documentários que passavam nos cinemas antes do início dos filmes. Creio que desapareceram ainda antes do 25 de Abril, vítimas da televisão.”

Também lembro, com alguma nostalgia, os momentos em que a sessão do cinema tinha documentários, "actualidades", desenhos animados, filmes anúncios, reclames da Belarte, dois intervalos e o filme. A voz brasileira dos documentários sobre a natureza – “voando sobre as altas montanhas dos Andes , o condor passa” …- ainda a ouço e as montanhas e o condor cabiam na enorme tela.



(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]