ABRUPTO

2.7.03


NOTAS EUROPEIAS (FRANCESAS NESTE CASO) 2

COMO SE FAZ UMA TEMPESTADE POLÍTICA

Foi em França, mas podia ser em Portugal.- a criação de uma tempestade política completamente artificial. Esta assisti a um metro e meio de distância e por isso posso testemunhar. Num encontro comemorativo do aniversário do PPE falaram várias pessoas incluindo os Primeiros Ministros da Eslováquia e da França e Helmut Kohl. O PM eslovaco citou uma frase atribuida a Churchill : "Socialism is workable only in heaven where it isn't needed and in hell where they've got it." Houve risos. A frase é , como se diz, bem apanhada e os socialistas até devem achar meritória a referência ao facto do "céu" ser governado por um governo da Internacional Socialista.

Em seguida falou Jean-Pierre Raffarin, o PM francês, que é o protótipo da bonomia, pequeno, encorpado, com a cara típica de um boulanger de província, bem disposto , nada snob nem altaneiro, irónico e senhor da sua boutade. E re-citando a frase, que tinha ouvido há minutos, lembrou-se de dizer na brincadeira que, a julgar pelo que pensava Churchill, a França devia estar no Purgatório, visto que "ainda há os socialistas". Depois passou adiante, num discurso de circunstância em que nada havia de política interna. A assistência sorriu, até porque já tinha rido da frase de Churchill, e ninguém ligou nenhuma ao Purgatório.

Eis senão quando, olho mais tarde para uma televisão e vejo a Assembleia da República francesa num verdadeiro pandemónio com os socialistas a exigir desculpas públicas, a instar o Presidente a colocar na ordem "Matignon", perante o "grave insulto, pior do que os de Le Pen" e por fim, socialistas e comunistas a abandonarem em protesto a Assembleia interrompendo o importante debate sobre as reformas. O "grave insulto' foi a história do Purgatório.
Tudo isto, fossem quais fossem os partidos envolvidos, mesmo que fosse ao contrário, é de tal modo ridículo que mostra como está a vida política europeia.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]