ABRUPTO

15.7.03


MÊS DE MARTE (Actualizado)

O próximo mês é o mês de Marte nos céus e no Abrupto. Marte está mais próximo da terra do que jamais esteve em muitos milhares de anos, e os telescópios caseiros vão poder ver melhor o nosso vizinho planetário do que em qualquer outra altura.

No Abrupto haverá notas sobre a cor vermelha, a guerra, o sangue, a violência, a épica, os marcianos, os homenzinhos verdes, Percival Lowell , o Mars Global Surveyor, H. G. Wells. Tudo junto ou em separado. Podem começar a fugir.

*
R. P. do Hipatia teve a gentileza de enviar algumas indicações quanto à observação de Marte :

"o mês em que Marte estará mais perto da Terra será Agosto (pelas minhas contas, mais precisamente no dia 27, com uma magnitude -2,9 e a cerca de 56 milhões de kilometros). Para complementar, é a distância mais curta dos últimos sessenta mil anos, mais coisa, menos coisa. De qualquer maneira é mais fácil vê-lo em Julho, pouco acima da Lua, no sentido do quarto minguante, e com uma magnitude -1,8/-2,3. Em Agosto basta procurar a constelação de Aquário para ver o dito em todo o seu esplendor vermelho, passe a expressão."

SOM

O som da laguna à noite é regular, pequenas ondas sempre a bater como um relógio. Às vezes ao longe, um breve vapor, alguém que chega tarde, regressa sobre as águas. Alguém diz: não venhas tarde. A lua levanta-se sobre Il Redentore, lua de haikai, entre novas nuvens. Amanhã deve chover.


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]