ABRUPTO

17.7.03


EARLY MORNING BLOGS 11


Guerra e Pas tem uma delicadeza humana que eu aprecio. Nem piegas, nem cínico, uma combinação muito difícil e nada dessa irritação tão à flor da pele que se encontra em muito blogues disfarçada de convicções. Não concordo com muita coisa que lá se escreve, mas ontem há duas notas, a 108 e 109, que mostram esses méritos.

Sobre a “Vergonha” vale a pena ler uma nota do Icosaedro com o mesmo título , e dois apontamentos em sentido diferente do Sócio[B]logue e do Terras do Nunca. Eu não quero acrescentar mais comentários ao que já disse porque penso que a partir de agora é contraproducente. Mas a nota do Sócio[B]logue intitulada “Os Anormais, o Humor e os Estados-de-Espírito: Apontamentos Breves “ mostra um risco que, há dias, o Pedro Mexia levantava de passagem sobre o papel dos meta-discursos. Eu penso que há ainda outro aspecto mais complicado que é a inerente justificação do real a partir da sua explicação, que é um problema muito próprio do discurso sociológico. Presos na explicação do real, que já explica também como a ele reagimos, que valor ético tem o que fazemos? O Terras do Nunca apercebeu-se disso e diz:

"Eu sei que talvez esteja a problematizar em demasia. E que o momento talvez exija o contrário, o da simplificação. Só ela conduz à acção."

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]