ABRUPTO

16.7.03


EARLY MORNING BLOGS 10

Seria ingrato se não referisse o Desesperada Esperança , que se inspirou num livro meu.

Alguns dos melhores blogues que conheço são de jornalistas, e esses blogues tem contribuído para um dos debates que mais falta na sociedade portuguesa: o da qualidade da comunicação social. É um debate para que os blogues são particularmente apropriados (levantei esta questão há um mês, há um século na blogosfera, no texto “Discutir os blogues” ) não só pela sua imediaticidade, como pela liberdade de discussão dos constrangimentos corporativos, que são fortes. Pouco coisa há de mais violento do que uma polémica entre jornalistas ou entre jornais sobre o que cada um faz e não faz. Sei também por experiência própria, e por tê-lo proposto nos últimos vinte anos várias vezes a amigos jornalistas que me pedem sugestões, e a quem respondo sempre – façam espaços de crítica sobre a imprensa como os jornais acham natural fazer sobre a televisão. Sim, muito bem, é muito interessante e nunca avançou.

A imediaticidade, com todos os seus riscos, é importante neste caso porque a memória activa da comunicação é hoje muito curta e percebe-se melhor o que se está a discutir se tiver ocorrido ontem, ou anteontem. Blogues como o Ponto Média e o Jornalismo e Comunicação fornecem depois a distância reflexiva necessária. Imediaticidade e distância, só nos blogues.

Veja-se sobre este debate o Terras do Nunca , Guerra e Pas , Outro, eu e Donos da Bloga


Escrevi umas “Notas sobre o jornalismo político” que ainda estão incompletas, falta a nota sobre o Independente. A razão porque estão incompletas é que ainda não encontrei um texto que queria publicar antes de o actualizar, porque, contrariamente ao que acontece com outros jornais , o Independente ( de Portas e MEC) teve muita influência na fase inicial da blogosfera e merece um tratamento mais aprofundado.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]