ABRUPTO

2.7.03


DISCUTIR OS BLOGUES - EDIÇÃO / NÃO EDIÇAO

O aspecto dos blogues não terem editor, e haver uma comunicação não mediada entre quem os escreve e quem os lê é relevante para a sua caracterização. Em teoria, deveria ser um dos elementos de distinção com o jornalismo, embora não sendo o elemento primário de distinção, que permanece o aspecto factual da notícia como matéria prima do jornalismo. O jornalismo existe para nos informar, o resto vem por acrescento e à volta disso. Convém lembrar.

No entanto há que reconhecer que esta distinção edição / não-edição tem cada vez menos sentido.
Primeiro, porque o jornalismo se tornou ficcional , uma espécie de "creative nonfiction" nos seus melhores e raros momentos. Nos piores, ou seja na maioria dos casos, produzem-se apenas redacções opinativas, mais ou menos escolares, que,a última coisa que querem é que lá dentro entrem factos. É o que acontece nalguns blogues .
( Quando colocar as "notas sobre o jornalismo político do Independente" , que tem como principal característica não ser jornalismo, falarei destas questões )

Segundo, porque uma das coisas que enfraqueceu o seu papel no nosso jornalismo, com a dissolução da autoridade nas redacções e o igualitarismo, foi a figura do editor.

Nota final: há também blogues que mantém formas de edição. No Abrupto, que é um "blogue totalitário", no sentido em que não tem comentários, faz-se a edição da correspondência enviada, eliminando repetições, comentários pessoais e reorganizando-se fragmentos das cartas por tema. Como num jornal.

*
Comentários com interesse a esta nota em Liberdade de Expressão .

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]