ABRUPTO

11.8.07


MOMENTOS EM TEMPO REAL

Hoje, um pouco por todo o lado. Usando o Abrupto como janela.

Clicar nas fotos para aumentar.





Ontem à noite, no início das festas populares do Barrete Verde, em Alcochete

( António Cabral )

(url)


MOMENTOS EM TEMPO REAL

Hoje, um pouco por todo o lado. Usando o Abrupto como janela.

Clicar nas fotos para aumentar.









Pequenos grandes leitores numa feira do livro no Portugal profundo.

(url)


EARLY MORNING BLOGS
1085 - With Tenure

If Ezra Pound were alive today
(and he is)
he'd be teaching
at a small college in the Pacific Northwest
and attending the annual convention
of writing instructors in St. Louis
and railing against tenure,
saying tenure
is a ladder whose rungs slip out
from under the scholar as he climbs
upwards to empty heaven
by the angels abandoned
for tenure killeth the spirit
(with tenure no man becomes master)
Texts are unwritten with tenure,
under the microscope, sous rature
it turneth the scholar into a drone
decayeth the pipe in his jacket's breast pocket.
Hamlet was not written with tenure,
nor were written Schubert's lieder
nor Manet's Olympia painted with tenure.
No man of genius rises by tenure
Nor woman (I see you smile).
Picasso came not by tenure
nor Charlie Parker;
Came not by tenure Wallace Stevens
Not by tenure Marcel Proust
Nor Turner by tenure
With tenure hath only the mediocre
a sinecure unto death. Unto death, I say!
WITH TENURE
Nature is constipated the sap doesn't flow
With tenure the classroom is empty
et in academia ego
the ketchup is stuck inside the bottle
the letter goes unanswered the bell doesn't ring.

(David Lehman )

*

Bom dia!

(url)


MOMENTOS EM TEMPO REAL

Hoje, um pouco por todo o lado. Usando o Abrupto como janela.

Clicar nas fotos para aumentar.





Uma festa no Portugal profundo. Agora.

(url)

10.8.07


COISAS DA SÁBADO: E PARA NÃO SAIR DAS IMAGENS DE STATUS

The image “http://www.igrejasegura.com.pt/millennium_bcp1.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

(e na sequência deste texto)

Vale a pena ir ao espectáculo do BCP, também ele exemplar. De um lado a gravitas esperável da Opus Dei, da alta, dos senhores que de uma ponta à outra transparecem ordem, respeito, dignidade, influência, poder; do outro Joe Berardo, o novo-rico, o parvenu, pouco respeitador das convenções da alta, articulando com dificuldade umas frases num português meio madeirense, meio da diáspora sul-africana, usando o seu poder da maneira que o obteve, brutal e eficaz, sem rodriguinhos, introduzindo na alta finança a linguagem que invadiu tudo, a do futebolês-politiquês, usando de forma certeira a demagogia, os ordenados milionários dos administradores argumento ad terrorem. E no final, no meio de tanta fineza, a mostrar como todos são mais parecidos com ele do que parecem, a mostrar que os conflitos de poder não são abafados por tapetes persas nem mobiliário de mogno, e são mais parecidos com a saga de Deadwood , onde ele Berardo, já esteve e sabe que continua a estar. Vão ver como ele se vai sair melhor do que os “outros”, até porque quer ganhar dinheiro e não me parece muito interessado em ir para o Céu.

Etiquetas:


(url)


MOMENTOS EM TEMPO REAL

Hoje, um pouco por todo o lado. Usando o Abrupto como janela.

Clicar nas fotos para aumentar.





Azulejos em Portalegre. (António Cabral)



Calle Camoens (Ceuta).



Teatro Manuel (em Malta).



Estação Marítima em Ceuta. (Mónica Lopes)

(url)


COISAS DA SÁBADO:O CASO DA “PEQUENA MADDIE”


Será, a seu tempo, mais um case study sobre a espectacularização dos media, igual a muitos outros, mas também com diferenças muito significativas. Muita coisa de semelhante existe na espectacularização mediática, caso após caso, desde a Ponte de Entre-os-Rios à “pequena Maddie”, mas, ao estudarmos as diferenças, percebe-se que os interditos neste caso algarvio remetem para preconceitos sociais que impregnam todo o caso. Os jornalistas que agora se preparam para investir contra a família de “Maddie”, ao sabor das fugas policiais orientadas, sempre tiveram um tabu que contrasta com o tratamento do caso da “Joana”, que não mereceu sequer o qualificativo de proximidade de “pequena”, e que merece ser usado como termo de comparação. Classe, status, inscritos nos corpos, nos rostos, na condição social, na nacionalidade, na casa, nos familiares, nos porta-vozes, nas “relações públicas”, pesam e muito naquilo que os jornalistas “respeitam” ou desrespeitam. O resultado está à vista.

Etiquetas:


(url)


MOMENTOS EM TEMPO REAL

Hoje, um pouco por todo o lado. Usando o Abrupto como janela.

Clicar nas fotos para aumentar.





Paredes das Caldas da Rainha. (A.)



Paredes de Evoramonte, Alentejo. (M. Evora)





Paredes do Sul.

(António Cabral)

(url)


EARLY MORNING BLOGS
1084 - On Seeing Larry Rivers' Washington Crossing The Delaware At The Museum Of Modern Art

Now that our hero has come back to us
in his white pants and we know his nose
trembling like a flag under fire,
we see the calm cold river is supporting
our forces, the beautiful history.

To be more revolutionary than a nun
is our desire, to be secular and intimate
as, when sighting a redcoat, you smile
and pull the trigger. Anxieties
and animosities, flaming and feeding

on theoretical considerations and
the jealous spiritualities of the abstract
the robot? they're smoke, billows above
the physical event. They have burned up.
See how free we are! as a nation of persons.

Dear father of our country, so alive
you must have lied incessantly to be
immediate, here are your bones crossed
on my breast like a rusty flintlock,
a pirate's flag, bravely specific

and ever so light in the misty glare
of a crossing by water in winter to a shore
other than that the bridge reaches for.
Don't shoot until, the white of freedom glinting
on your gun barrel, you see the general fear.

(Frank O'Hara)

*

Bom dia!

Etiquetas:


(url)

9.8.07


MOMENTOS EM TEMPO REAL

Hoje, um pouco por todo o lado. Usando o Abrupto como janela.

Clicar nas fotos para aumentar.



A antiga e muitas vezes degradada Nacional 1 contínua a ser a quase singular alternativa aos outros trajectos possíveis como a A1, a A8 e outras rumo ao Norte, ou ao Sul. Para quem não tem pressas para ir para lado nenhum, ou simplesmente quer poupar o elevado custo das
auto-estradas em Portugal é um /clássico/. Desde tractores, filas demoradas, cruzamentos com semáforos e, claro os excessos dos automobilistas portugueses e da muitas vezes ausente conservação das estradas é uma verdadeira aventura de Verão, para muitos diária. Todavia
há uma certa estética que não se encontra nas modernas auto-estradas: os contrastes da paisagem urbano-rural; norte-sul, mais quente-mais fresco, mediterrânico-euro-siberiano são mais facilmente perceptíveis e, no meu caso, levam-me à minha infância em que viajar pela nacional nº1 entre Lisboa e Porto e depois pela nacional nº13 até Caminha era uma verdadeira aventura como atravessar o Atlântico de avião. Recomenda-se para os pacientes!

(Luís Reino)

(url)


MOMENTOS EM TEMPO REAL

Hoje, um pouco por todo o lado. Usando o Abrupto como janela.

Clicar nas fotos para aumentar.



Fim da tarde na Praia da Aguda. (A.)


Pôr do Sol em Faro. (Paulo Cardoso)



Cavalo na Feira do Sabugal. (José Guilherme Lorena)



Obras no Largo 10 de Outubro em Oeiras. (Luís Louro Vasco)



Carro vassoura da volta a Portugal em Bicicleta 2007 a fechar o pelotão de ciclistas, em Rampa Alta, Amarante. (Helder Barros)



Rua ornamentada para a Festa em Cabrela. (David Pedro )

(url)


LENDO
VENDO
OUVINDO

ÁTOMOS E BITS

de 9 de Agosto de 2007


Uma boa coisa para que servem os blogues: para contar histórias como esta. No fundo, nos blogues como no resto, tudo vai dar ao "tens vida ou não tens?"

(url)


MOMENTOS EM TEMPO REAL

Hoje, um pouco por todo o lado. Usando o Abrupto como janela.

Clicar nas fotos para aumentar.





Portas e janelas da vila de Alcochete.

(António Cabral)

(url)


EARLY MORNING BLOGS
1083 - Last Month

No changes of support—only
Patches of gray, here where sunlight fell.
The house seems heavier
Now that they have gone away.
In fact it emptied in record time.
When the flat table used to result
A match recedes, slowly, into the night.
The academy of the future is
Opening its doors and willing
The fruitless sunlight streams into domes,
The chairs piled high with books and papers.

The sedate one is this month’s skittish one
Confirming the property that,
A timeless value, has changed hands.
And you could have a new automobile
Ping pong set and garage, but the thief
Stole everything like a miracle.
In his book there was a picture of treason only
And in the garden, cries and colors.

(John Ashbery)

*

Bom dia!

Etiquetas:


(url)

8.8.07


LENDO
VENDO
OUVINDO

ÁTOMOS E BITS

de 8 de Agosto de 2007

Este é o aspecto da exposição "As Mãos da Escrita" centrada nos espólios existentes na Biblioteca Nacional, organizados no Arquivo da Cultura Portuguesa Contemporânea. Os materiais da exposição são excelentes, o catálogo muito bem feito, em suma um trabalho de qualidade. Até aqui tudo está bem. Só que esta sala não está vazia apenas porque é Agosto, está-o também porque pouco é feito para que tenha mais gente. A sala é muito escura, muito fria (o ar condicionado parece um frigorífico desregulado), com um acesso demasiado "interior" para ser "aberto" a um público que não frequente habitualmente a Biblioteca Nacional. Esta interioridade afasta. Eu sei que pouca luz e uma temperatura controlada são importantes para expor frágeis papéis que se deterioram facilmente, mas a escuridão e o frio são claramente excessivos. Depois experimentem ler as legendas que nos painéis verticais se sobrepoem aos documentos. Não se lê, nem as legendas nem os documentos que acabam tapados por elas. E isto é para quem veja bem, porque, à mais pequena dificuldade de visão, não se lê nada. É pena.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]