ABRUPTO

28.9.13


APELO DO EPHEMERA

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2013 – ESTADO DA RECOLHA 
As eleições autárquicas de 2013 realizam-se num universo de 308 concelhos e 3091 freguesias. Cerca de 12000 candidaturas foram apresentadas. De uma observação directa, em parte significativa do país, e pelas informações recolhidas, estas são desde o 25 de Abril as eleições que maior número  de espécimes (cartazes, panflletos, “brindes”, autocolantes, etc.) produziram e talvez as mais caras autárquicas de sempre. O número muito elevado de candidaturas independentes, principalmente nas freguesias, aumentou exponencialmente a propaganda. Numa estimativa prudente, calculo que cerca de 100000 espécimes de propaganda diferentes foram produzidos, com relevo para o elevado número de outdoors e cartazes.  As grandes candidaturas partidárias, em Lisboa e Porto, produziram nalguns casos mais de cinquenta itens por freguesia.

A recolha física (fotos tiradas nos sítios, panfletos e “brindes”) cobriu até agora cerca de 170 concelhos e  500 freguesias, havendo material digitalizado recolhido para mais de 250 concelhos. A regra continua a ser dar prioridade à recolha física, servindo o arquivo electrónico para  identificar as faltas e salvaguardar o “apagamento” da Rede. Apenas uma pequena parte foi até agora publicada no EPHEMERA, mas continuará depois das eleições.

Aproxima-se agora a parte mais crítica desta tarefa, a que já é feita para “salvar” o que resta, mais do que para recolher o que permanecia activo nas campanhas. A chuva vai destruir brevemente os outdoors, e muitos são retirados logo a seguir à eleições. Nas sedes vai começar a deitar-se muita coisa fora.  Ainda muito se pode salvar, mas é preciso correr contra o tempo.


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]