ABRUPTO |
semper idem Ano XIII ...M'ESPANTO ÀS VEZES , OUTRAS M'AVERGONHO ... (Sá de Miranda) _________________ correio para jppereira@gmail.com _________________
|
28.9.13
APELO DO EPHEMERA
As eleições autárquicas de 2013
realizam-se num universo de 308 concelhos e 3091 freguesias. Cerca de
12000 candidaturas foram apresentadas. De uma observação directa, em
parte significativa do país, e pelas informações recolhidas, estas são
desde o 25 de Abril as eleições que maior número de espécimes
(cartazes, panflletos, “brindes”, autocolantes, etc.) produziram e
talvez as mais caras autárquicas de sempre. O número muito elevado de
candidaturas independentes, principalmente nas freguesias, aumentou
exponencialmente a propaganda. Numa estimativa prudente, calculo que
cerca de 100000 espécimes de propaganda diferentes foram produzidos, com
relevo para o elevado número de outdoors e cartazes. As
grandes candidaturas partidárias, em Lisboa e Porto, produziram nalguns
casos mais de cinquenta itens por freguesia.
A recolha física (fotos tiradas nos
sítios, panfletos e “brindes”) cobriu até agora cerca de 170 concelhos
e 500 freguesias, havendo material digitalizado recolhido para mais de
250 concelhos. A regra continua a ser dar prioridade à recolha física,
servindo o arquivo electrónico para identificar as faltas e
salvaguardar o “apagamento” da Rede. Apenas uma pequena parte foi até
agora publicada no EPHEMERA, mas continuará depois das eleições.
Aproxima-se agora a parte mais crítica desta tarefa, a que já é feita para “salvar” o que resta, mais do que para recolher o que permanecia activo nas campanhas. A chuva vai destruir brevemente os outdoors, e muitos são retirados logo a seguir à eleições. Nas sedes vai começar a deitar-se muita coisa fora. Ainda muito se pode salvar, mas é preciso correr contra o tempo.(url)
© José Pacheco Pereira
|