ABRUPTO

15.4.12


COISAS DA SÁBADO: PACTO ORÇAMENTAL E ÁLIBI DO PS


DIKTAT!

 Ainda estou para perceber a posição do PS quanto ao novo tratado internacional que Portugal vai assinar, o chamado Pacto Orçamental. O dito Pacto é um condensado de tudo o que está errado na actual política europeia, seja pela iniciativa, seja pela intenção, seja pelo método e pelo diktat, - tudo inaceitável. Mesmo assim vai ser assinado de cruz pelo governo e, pelos vistos, pelo PS. O caso da assinatura do CDS, é de outra natureza, é da falta de vergonha e memória. Mas, no governo, o CDS costuma ser assim. Lucas Pires e Freitas do Amaral devem sentir-se bem vingados. 

 O PS como partido mais europeísta do que nacional (como cada vez mais é o PSD) foi pioneiro em assinar de cruz tudo o que era imposto a Portugal, culminando nesse grande sucesso de papel que foi o Tratado de Lisboa. O PS e o PSD (e também o CDS…) contribuíram muito para a deslegitimação da UE quando violaram a promessa de levar o último tratado a referendo, impedindo a última oportunidade, mesmo que ténue e desigual, de fazer uma discussão sobre a deriva anti-europeia em nome do upgrade da Europa. Antes e depois de Lisboa, embarcaram em todos os erros de política europeia que prejudicaram e muito a posição portuguesa: enfraquecimento da Comissão, fortalecimento do Conselho e do Parlamento, fim do direito de veto, perda de poder dos parlamentos nacionais, caminho para o directório. Mas, agora, o novo Pacto ainda vai mais longe na desgraça: institucionaliza a divisão na UE, dá aos directórios os instrumentos para expulsar os países “mal comportados” (Grécia e Portugal são os principais alvos), e impõe institucionalmente as políticas alemãs como políticas europeias. No último caso, vai obrigar Portugal a um longo período de recessão e estagnação, e à menorização de estar sempre “intervencionado”. 

 O PS tem directa e completa responsabilidade em tudo isto, mas agora vai conhecer a suprema humilhação de ir institucionalizar na lei, o oposto de tudo o que pensa sobre a economia, a sociedade e o desenvolvimento. Se voltar a governar um dia futuro, terá que fazer a mesma política que o PSD faz hoje, ou então violar o Tratado. Pobre PS!

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]