ABRUPTO

4.2.12


 O GENEPSD


Estou a ler, estou a ler... Com muita dificuldade porque é  confuso, contraditório, sem uma linha nem direcção, e muito menos um "gene". Aliás, esta modernice do GenePSD é apenas e só isto, porque é suposto não haver transmissão genética dos caracteres adquiridos e no PSD havia a tradição de se considerarem duas realidades programáticas: o programa escrito e o "programa não- escrito", a história e a memória do partido. Num partido sui generis como o PSD, o "programa não escrito" é muito relevante, mas compreendo que a memória possa ser incómoda. Para além disso, convenhamos, que alguns caracteres adquiridos não são brilhantes...
Este livro, tanto quanto se pode concluir numa primeira leitura rápida, é  uma síntese, usando a palavra síntese com benevolência, entre citações de Sá Carneiro, aquilo que os seus autores pensam ser o pensamento de Mounier, e umas frases de Aguiar Branco, mais as de alguns colunistas mais ou menos na moda à direita. Isso não significa que o documento não seja interessante, porque dá um retrato  das enormes dificuldades em compatibilizar a orientação ideológica da actual governação e o "gene" fundacional do partido, o que leva por reacção alguns textos a serem ultra-"sociais democratas", mas apenas no carácter retórico e e com efeito proclamativo, sem substância. Na sua apresentação, tanto quanto pude ver  pela comunicação social, Passos Coelho ainda contribuiu mais para a confusão misturando aquilo que na tradição social-democrata é a separação entre o "programa máximo" (na verdade, o programa do partido) e o "programa mínimo" (o programa eleitoral e certos aspectos dos programas de governo). Chegou ao ponto de incorporar o programa da troika como tendo a mesma identidade do "programa mínimo" (não lhe chamou assim, mas é o que é)  do PSD, algo que significa que, pelos vistos, este livro não leu.

NOTA: Uma nota sobre Mounier (em complemento ao que escreveu hoje Vasco Pulido Valente no Público):

Não se percebe que Mounier seja citado sozinho como o ideólogo fundacional do PSD, quando, por si só, a contribuição do seu personalismo caracteriza mais o CDS do que o PSD. Aliás, tem a dúbia honra de ser o único autor citado nessa categoria, o que tem o efeito perverso de reduzir o "pacote" ideológico de que ele faz parte, por exemplo, em Sá Carneiro. O contributo de Sá Carneiro é mais correctamente identificável como tendo a ver com a doutrina social da Igreja, muito presente na génese do PSD como contraponto á visão marxista da exploração e da luta de classes. Sá Carneiro e os fundadores do PSD  deram ao "trabalho" e ao seu valor e dignidade um papel muito mais importante no partido do que se imagina, hoje substituído pelos empresários e pelas empresas como sendo o centro da "economia".

(Continua.)


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]