ABRUPTO

19.10.11


É A VERDADE QUE QUEREM? 
ESTÁ QUASE SEMPRE NA MAIS SIMPLES DAS EXPLICAÇÕES



During times of universal deceit, telling the truth becomes a revolutionary act

(George Orwell) 

Lançar o odioso sobre os funcionários públicos é  uma política à Sócrates. Sócrates na sua fase de "controlo do deficit"  também fez o mesmo, colocando juízes e magistrados contra o "povo", professores contra o "povo", "médicos" contra o "povo". O caso dos professores  foi paradigmático: alienou os sectores da classe favoráveis à reforma, mesmo que minoritários, colocando-os do lado dos que recusavam qualquer alteração, gerou uma forte consciência corporativa e tornou as escolas ingovernáveis. Colocar os funcionários públicos como um alvo gera exactamente os mesmo efeitos.

Um funcionário público que ganha 1000 euros ilíquidos é tão "rico" ou tão "pobre" como um trabalhador do sector privado com o mesmo salário. Isto no passado, porque hoje já é mais "pobre" e discriminado. O argumento de que o seu emprego está garantido é também falacioso, principalmente quando na mesma frase se fala dos cortes salariais e da necessidade de despedimentos na função pública. Ou seja, os mesmos governantes que falam do privilégio de ter o emprego garantido no principio da frase, acabam a frase admitindo com naturalidade que afinal não é bem assim.

Já que se quer a verdade ela é simples: é mais fácil e eficaz cortar nos funcionários públicos, nos salários, nas regalias, no emprego. 

Segunda verdade: os governos seguem sempre a linha de menor esforço.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]