ABRUPTO |
semper idem Ano XIII ...M'ESPANTO ÀS VEZES , OUTRAS M'AVERGONHO ... (Sá de Miranda) _________________ correio para jppereira@gmail.com _________________
|
25.9.11
COISAS DA SÁBADO:
ANGOLA
É um prazer ouvir Rafael Marques na SICN (uma estação com muita audiência em Angola, mas que não pode enviar jornalistas para lá) a falar sobre Angola, com o pretexto do seu último livro sobre os “diamantes de sangue”. E é um prazer porque o que ele diz são verdades tão sabidas que parecem truísmos, só que ninguém as diz sobre Angola. É por isso que o prazer vem de se assistir a um acto de coragem, simples e inequívoco.
Rafael Marques interpela os portugueses sobre a sua colaboração activa com a corrupção em Angola. Então os bancos portugueses que recebem as malas de dinheiro vindas de Angola não sabem qual é a origem desse dinheiro? Então os nossos governantes, homens de negócios, jornalistas, que andam tu cá tu lá com a elite corrupta angola não se interrogam sobre a origem do dinheiro que permite a esses angolanos comprarem empresas, bancos, jornais, portugueses e viverem no luxo e na ostentação? Sabem bem demais, mas acham que não é nada com eles. Ajudam-nos activamente a lavar o dinheiro, e protegem-nos, com uma censura activa, de ver denunciada a corrupção.
(url)
© José Pacheco Pereira
|