ABRUPTO

12.6.11


LER NO IPAD COM O KINDLE


Eu quase não leio no iPad, mas a minha escassa experiência de leitura de e-books vinha do primeiro Kindle, ainda a preto e branco. E os livros e artigos que importei foram ou para experimentar, ou para aceder a informação que era urgente e não podia esperar pela encomenda do livro físico, ou então porque não valia mesmo comprar o livro em papel, mas valia importa-lo muito mais barato para o Kindle. Continuo a considerar, sem nenhum fetichismo do papel, que, por regra, é mais difícil ler um livro num ecrã do que em codex, em particular quando se quer andar para trás e para a frente, procurar uma frase ou uma parte,  mesmo que todas estas funcionalidades existam electronicamente. Folhear, em suma, é mais fácil no papel. 

Mas, voltando ao Kindle original, importei alguns pequenos livros gratuitos, como, por exemplo, um sobre o general traidor da Revolução Americana, Benedict Arnold, e comprei alguns livros sobre o  Wordpress, um sobre a  utilização do Wordpress como Content Management System(CMS), que me serviu para construir um sítio dedicado a funcionar como catálogo de algumas colecções da minha biblioteca e a que posso aceder em qualquer lugar para verificar existências (e que não é aberto ao público), e outro um manual mais geral do software do Wordpress. A ambos tenho utilizado como manuais e não como livros tradicionais, a que acrescento a possibilidade de transferir textos em PDF ou Word, com versões draft dos trabalhos de história que estou a fazer.

O Kindle antigo serviu-me bem, mas a migração para iPad com a aplicação  dedicada serviu-me ainda melhor. Tenho tudo que tinha antes, com a vantagem de estar no mesmo sítio (a progressiva fusão de vários gadgets no iPad acentua ainda mais o seu poder) e de usar a sua excelente capacidade gráfica.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]