ABRUPTO

29.4.11


COISAS DA SÁBADO
AINDA ESTOU PARA PERCEBER POR QUE É QUE SE ADMIRAM COM AS TONTICES DE OTELO

 

Otelo fez o 25 de Abril e teve um papel central na execução do golpe. O seu livro de memórias, um dos melhores testemunhos sobre o 25 de Abril, mostra como se preparou e desencadeou o golpe e revela com clareza como só pessoas como Otelo foram capazes de o fazer, tendo sucesso onde mil e um golpes e conspirações da oposição tradicional falharam redondamente. Os militares não seguiram qualquer regra séria de clandestinidade, e tudo foi um pouco “à balda”, tudo para o monte e fé em Deus. Um controleiro do PCP devia ficar horrorizado com a falta de cuidados conspirativos dos militares face à PIDE. E o 25 de Abril resultou também por isso, porque o regime sabia lidar com a conspiração, mas não com a mistura de ingenuidade e engenho, ousadia e tontice, vindos do centro do poder da ditadura, alimentada por uma revolta corporativa, um dos tipos de revolta mais complicados de domar num país como Portugal.

O golpe de 25 de Abril foi o único momento em que o estilo de tontices práfrentex em que Otelo é especialista teve resultados positivos, até excelentes. Mas, incluindo o 25 de Abril, que se pode perceber não ser alheio ao “estilo Otelo”, tudo em que se meteu mostra um voluntarismo irresponsável, cujas bandeiras políticas são irrelevantes para o homem, que já as levantou a todas com igual entusiasmo. Ideologicamente aquilo sempre foi o grau zero, ou melhor, o grau abaixo de zero, e a esquerda babada que criou Grupos Dinamizadores da Unidade Popular por todo o país para levar “Otelo à Presidência”, acaba agora de ter que engolir o rícino do pensamento taxista-salazarista das suas últimas declarações. Este homem deixou mortos pelo caminho à conta do “Projecto Global” das FP25, apoiado entre outros pelos líbios de Kadafi , e que Otelo encabeçou com a mesma aisance irresponsável com que tem feito quase tudo, política, negócios, terrorismo. 

Por isso, ele até pode vir a declarar-se anarquista, vegan, votante no PSD, admirador de Guevara e Chavéz, unha com carne com Soares, discípulo de Swami Prabhupada, o que quiser, que eu não me surpreendo com nada.


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]