ABRUPTO

6.2.10


COISAS DA SÁBADO:
AS CAMPANHAS DE DESCRÉDITO
(2) A DESINFORMAÇÃO PROFISSIONAL



No caso da Câmara Corporativa, o blogue-farol anónimo do Governo para distribuir desinformação e “argumentário” pelas pequenas “câmaras corporativas”, que cada vez mais pululam na rede, vai-se mais longe e usam-se os arquivos governamentais (na melhor das hipóteses apenas esses) para escavar alguma longínqua contradição, alguma notícia que já ninguém se lembra, qualquer coisa que possa servir para atacar o insolente que duvida das qualidades do nosso Primeiro-ministro. Nenhum anónimo escriba num blogue poderia ter tanta memória colectiva, uma espécie de Google que funciona antes de haver rede (o sinal óbvio de que se consultam bases de dados em papel) , quase em tempo real. E a promiscuidade com os bas-fonds jornalísticos é também preocupante.

O paradigma destas campanhas de calúnia pessoal é muito estandartizado. Quando se trata de pessoas que não podem ser acusadas de corrupção ou fraude fiscal, os píncaros de qualquer campanha ad hominem, continua mesmo assim possível, quase obrigatório, falar de dinheiro. Para esta gente, que sabe da lama, há três coisas que movem um ser humano: sexo, dinheiro e “protagonismo”. A primeira ainda não está nos hábitos nacionais, tem o risco de fazer ricochete e por isso usa-se pouco. Com o tempo usar-se-á mais.

As outras são by the book. O dinheiro então dá sempre certo, seja porque toda a gente tem que ganhar a vida e ter dinheiro no bolso, seja porque o dinheiro no bolso de outrem suscita a inveja socializada que impregna as sociedades pobres como a nossa. Veja-se como Crespo premeditou este sarilho para vender o seu livro e ganhar uns dinheiritos.
Depois de João Miguel Tavares ter confessado que José Sócrates elevou consideravelmente o seu padrão de vida (...) chegou agora a oportunidade de Mário Crespo - alguém sabe de quantos milhares de exemplares vai ser a primeira edição do seu livro?” (Câmara Corporativa)
Usa-se sempre a pura insídia: “Crespo tem um passado que fala por si. Crespo tem, na realidade, vários passados que falam por si.” Usa-se a sugestão de inside information: “A Direcção de Informação da SIC apressou-se a repudiar todas as formas de "pressão e condicionamento". Tremam, pois, jornalistas da SIC - voltem a criticar os vossos queridos directores em conversas lá no bar da SIC e ainda acabam denunciados no site do PSD...” Usam-se velhos boatos e histórias que lá vão desaguar nos escribas de serviço com fonte em muitas “fontes” que usam o blogue anónimo para atacar os seus adversários e que sabem que é para ali que devem telefonar. Sim, porque os “Abrantes” e “Magalhães”, podem não ter cara, mas tem gabinete e telefone.

Desses meios saem também centenas de comentários igualmente anónimos na mesma linha de descrédito pessoal, insulto e calúnia que começam a chover nos blogues criando uma coisa que é muito fácil de fazer na Internet, uma falsa “vaga de fundo”. Não é preciso mais do que duas ou três pessoas para fazer isto tudo. Basta estarem de serviço vinte e quatro horas diante de um computador, e dispor de informação, receber informação e fazer desinformação.

Tudo demasiado profissional e pago com os nossos impostos.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]