ABRUPTO

3.12.09


ÍNDICE DO SITUACIONISMO (107):
É QUANDO É A DOER QUE SE PERCEBE MELHOR...


A questão do situacionismo não é de conspiração, é de respiração.
E, nalguns casos, de respiração assistida.


Ai que bom, que bom! No PS a " espada já está desembainhada" e vale tudo mesmo a mais grosseira mentira:
A audição parlamentar do ministro Vieira da Silva, a propósito da alegação por parte deste "do que se poderia designar por espionagem política" no caso "Face Oculta", assinala um momento significativo do confronto político em curso. Confrontado com sucessivas derrotas no Parlamento, por força da convergência táctica de voto de todos os partidos da oposição, o PS e o seu Governo podiam fingir que nada do que se decidia era decisivo.

Bem pelo contrário, o núcleo político central dos socialistas dá sinais crescentes de escolher a espada para evitar ser encostado à parede. O protagonista deste contra- -ataque político é Vieira da Silva, responsável pelas três últimas campanhas eleitorais do PS e um dos ministros mais políticos do actual Executivo. Longe de minorar o impacto da afirmação que provocou o pedido de explicações por parte do PSD, o ministro da Economia veio à comissão parlamentar clarificar, ampliando-o, o alcance político do que dissera: quebras cirúrgicas do segredo de justiça, que produzem notícias nos jornais do tipo diz-que-disse, que, por sua vez, servem de base para iniciativas políticas de ataque ao Governo e ao seu número um - repetiu Vieira da Silva - são intoleráveis. Hoje é Sócrates que está na mira, mas amanhã será outro, acrescenta.

Tudo isto foi muito bem pensado e destinou-se a provocar o efeito esperado. O PSD começou como interpelante e acabou a justificar a actuação da sua (ainda) líder no hemiciclo. O grito de revolta está dado: o PS não quer que o XIX Governo se deixe desgastar em lume brando.

"Clarificar", magnífico verbo! O que estava em causa era o ataque à magistratura acusada pelo ministro de fazer "espionagem política". Não os jornais, mas sim o procurador e o juiz do processo "Face Oculta".

Onde? No sítio do costume, o editorial do Diário de Notícias.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]