ABRUPTO

1.11.09


POEIRA DE 1 DE NOVEMBRO



Hoje, há quatrocentos e cinco anos, apareceu um "mouro de Veneza" muito especial. O "mouro" era valente em combate, mas estava cego por Desdemona e era uma marioneta nas mãos do "honest" Iago. Iago era um homem moderno, que hoje reconheceríamos sem hesitação: tecia mentiras, redes de mentiras, "redes sociais de mentiras". As mentiras caminham sempre pelo seu próprio pé dentro de cada humano defeito. E Otelo tinha um forte golpe de espada, mas sabia que trabalhava para uma Veneza que o via como um mercenário, um estrangeiro, de cor alheia e de religião alheia, permitido mas não igual. Como podia merecer Desdemona, alva, branca, filha de um Senador? Diziam os seus inimigos que fora feitiçaria. Otelo explicava que lhe contava histórias e a encantava com histórias. Era pouco.

Como podiam ser as coisas como eram? Tinham que ser diferentes, desconfiava. E aqui entra Iago, "honest Iago". Iago alimentou o monstro que existe dentro de cada cabeça. Não esqueçamos as suas técnicas, o seu marketing, o lenço roubado. Ele concitou o "monstro dos olhos verdes", ao mesmo tempo que prevenia Otelo contra ele. Hábil. Hábil.

O, beware, my lord, of jealousy;
It is the green-ey'd monster, which doth mock
The meat it feeds on.

e lembrou a Otelo que "that cuckold lives in bliss". Otelo sombrio disse apenas "O misery!"
matou Desdemona e matou-se.

Veneza permaneceu indiferente. A República Sereníssima estava habituada a este tipo de intrigas. A sua fama era a de ser o mais corrupto lugar do mundo. Também era moderna, como se vê.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]