ABRUPTO

25.10.09


UMA PRAGA DA POLÍTICA E DO JORNALISMO


Alguns conselheiros do PSD contactados pelo i, admitem ainda a possibilidade de Morais Sarmento ou Aguiar-Branco assumirem candidaturas no caso de só avançarem Passos Coelho e Paulo Rangel. "O partido vai viver uma fase muito táctica. O avanço de Passos Coelho já era esperado, mas condicionou logo os restantes interessados: pode haver união noutras sensibilidades do PSD sobre a necessidade de ter alternativa a Passos Coelho, mas depois será difícil que essa união se reflicta numa candidatura unânime. Paulo Rangel pode ser prejudicado por esses tacticismos", defendeu uma fonte do PSD.

Apesar de Rangel ser visto como alternativa credível a Passos Coelho - numa lógica mais próxima da continuidade do trabalho da direcção de Ferreira Leite -, ser um militante recente é um factor que pode fragilizar a candidatura. "Capacidade e talento não lhe faltam, como provou nas europeias e na liderança do grupo parlamentar. Mas o seu avanço pode ser entendido como precoce", explicou ao i um conselheiro nacional.

Outra fonte social-democrata considera, porém, que esse facto poderá não inibir Rangel. "Em última análise, será sempre um posicionamento para o futuro. Luís Filipe Menezes ou Marques Mendes também perderam eleições para marcar terreno. E depois chegaram à liderança."
Esta notícia do i é um bom exemplo de uma praga muito comum na política (no PSD dupla praga) e do jornalismo. Por que razão estas "fontes" têm (ou podem, porque o jornal o permite) que dar puras opiniões políticas escudadas no anonimato? Repito o que já uma vez escrevi: têm medo de levar um tiro, perdem o emprego, estão a dar relevantes informações de interesse público? Não, estão a emitir puras opiniões políticas que só têm sentido se tiverem um nome associado. É que se houver um nome, percebe-se a intencionalidade, e isso sim é informação. Isto não é nada, é intriga.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]