ABRUPTO

5.10.09


HOJE NO


NOVO:


Apito do PS (Carregal do Sal), chá de hipericão do PSD (Ourém) e marcha da CDU na Vila da Marmeleira (5 de Outubro).

APELO RESPONDIDO

Os amigos e leitores do EPHEMERA responderam magnificamente ao apelo para um esforço de recolha de materiais políticos associados às eleições autárquicas (embora também seja bem vindo o material ainda por recolher relativo às legislativas). As "expedições" pelo país fora para recolha de materiais também foram um sucesso e algumas ainda estão em curso até ao fim do feriado.

Num primeiro balanço estão já recolhidos mais de 800 novos materiais, incluindo fotografias de cartazes eleitorais, cartazes, comunicados, programas, "brindes", autocolantes, jornais de campanha, objectos vários, desde um pacote de chá de hipericão (do PSD de Ourém) até a um apito (do PS de Carregal do Sal). Pelo correio electrónico chegaram igualmente muitas imagens. Agora, pouco a pouco, esses materiais irão sendo organizados e colocados em linha no
EPHEMERA (onde já se encontram alguns sobre Coimbra).

Foi assim possível acrescentar aos concelhos de que já há algum material (e novo material foi também recebido para esses concelhos), os seguintes (lista provisória) e muitas das suas freguesias:

Alcochete
Arganil
Arruda dos Vinhos
Braga
Carregal do Sal
Coimbra
Góis
Guarda
Loulé
Mangualde
Mealhada
Mortágua
Nelas
Oliveira do Hospital
Paços de Ferreira
Penacova

Poiares

Ponte de Lima
Portimão
Santa Comba Dão
Sesimbra
Tábua
Trofa
Vila Franca de Xira
Viseu

Uma lista de agradecimentos (também provisória) acrescento desde já Ana Figueiredo, Margarida Az, Telmo Martins, Alberto Fernandes, Miguel Borges, Gabriel Silva, Cristina Baptista,
António Ferreira de Sousa, João Aldeia, Vitor Leal, Miguel Lory, Carlos Robalo, Tiago Laranjeiro, a elementos e candidatos do BE de Coimbra, da CDU de Torres Vedras, do PSD de Poiares, Ponte de Lima, Sardoal, e Tábua, ao PS de Nelas, às candidaturas independentes de Pina Prata em Coimbra e Rui Silva em Arganil, entre outros. A esta lista de novos nomes acrescento mais uma vez o papel imprescindível de RM, ZM, José Carlos Santos, José Gomes, Ana Ferreira, Helder Barros, Carina João, Lina Nunes, que nos últimos dias participaram na recolha com grande dedicação.

E NOVO APELO

O meu novo apelo é que continuem nos dias mais próximos.

Estes dias são cruciais para completar e aumentar esta amostra, não só porque muitos novos cartazes estã
o a ser colocados na fase final das eleições, como também, a curto prazo ,a chuva destruirá os que ainda existem. Toda a colaboração é bem vinda, e mais vale fotografar e recolher tudo, sem medo de estar a repetir trabalho, porque falta sempre alguma coisa e algumas fotografias ficam melhores do que outras. Eu próprio e alguns amigos do EPHEMERA faremos novas "expedições" por diferentes partes do país. O objectivo é colocar a público aquela que neste momento é a maior recolha de materiais de propaganda das eleições autárquicas de 2009.

Lembro que nenhuma instituição oficial faz este trabalho, pelo que a memória deste momento da nossa democracia depende do nosso trabalho de amador.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]