ABRUPTO

11.6.09


ÍNDICE DO SITUACIONISMO (98):
TÍTULOS QUE DIZEM MUITO

A questão do situacionismo não é de conspiração, é de respiração.
E, nalguns casos, de respiração assistida.



No Público de hoje, titula-se "visão economicista (...) de Cavaco" a notícia sobre o discurso de 10 de Junho. Fui procurar no texto onde estava o "economicismo" e não encontrei mais do que estas duas frases:
"A veia economista de Cavaco Silva esteve ontem em destaque nos dois discursos que proferiu em Santarém, falando primeiro aos militares e, depois, na cerimónia de condecorações."

"A optimização de recursos é, aliás, uma preocupação fulcral de Cavaco Silva, que não terminou sem uma ressalva economicista: "Importa assegurar a disponibilização de meios adequados à existência de um sistema militar coerente, capaz de operar eficientemente dentro dos limites orçamentais impostos."
"Veia economista" não é "economicismo". A "optimização de recursos" também me parece longe de poder ser entendida como "economicismo". Mas foi o que foi para título. Quem escreveu o título acha mal o que Cavaco disse e classifica-o negativamente usando a palavra "economicista", uma expressão valorativa que é suposto os jornalistas evitarem.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]