ABRUPTO

1.6.09


ÍNDICE DO SITUACIONISMO (94): JORNALISMO?

A questão do situacionismo não é de conspiração, é de respiração.
E, nalguns casos, de respiração assistida.

No Diário de Notícias assinado por Paula Sá:
No sábado, Rui Rio, vice-presidente do PSD, subiu finalmente ao Alto Minho e juntou-se a Paulo Rangel e Manuela Ferreira Leite, numa tarde animada de campanha para as europeias no centro histórico de Braga. De pólo amarelão vistoso, o presidente da Câmara do Porto foi, no entanto, um discreto membro da comitiva que se aventurou na tradicional Feira Romana da cidade. Tentou manter-se na retaguarda do cabeça de lista do PSD, esse, sim, sempre ao lado da líder social-democrata, numa tentativa notória de não os ofuscar no Norte do País. (...) Manuela Ferreira Leite, que não gosta destas andanças mais populares, resistiu ao calor. Aos encontrões. Aos beijinhos. A um dança de odaliscas adolescentes. Só se sentiu verdadeiramente atrapalhada quando outra senhora lhe travou a marcha para a interpelar sobre a lista de candidatos ao Parlamento Europeu.
*

A magia da palavra "arrasa" para o jornalismo português - este ano no Diário de Notícias, um especialista no "arraso" nos títulos, alguns exemplos:
Oliveira Costa arrasa Dias Loureiro (27 de Maio de 2009)
Maria José Morgado arrasa investigação e resposta penal à corrupção (15 de Maio de 2009|
Código laboral: Tribunal da Relação arrasa lei socialista (9 de Maio de 2009)
Gisele Bündchen arrasa em festa ambientalista (8 de Maio de 2009)
Grazi Massafera arrasa numa favela (21 de Abril de 2009)
Futebol: Sporting - Agostinho Abade arrasa Bruno Paixão e acusa Benfica de estar a "perder a cabeça" (18 de Abril de 2009)
Super-Barcelona arrasa Bayern em 45 minutos (9 de Abril de 2009)
Bastonário dos Advogados arrasa PJ no caso Freeport (27 de Março de 2009)
Cocaína arrasa futebol espanhol (27 de Fevereiro de 2009)
Historiadora arrasa série sobre Salazar (10 de Fevereiro de 2009)
E, se fôssemos aos textos, então a lista seria muito mais completa. Isto é um festival de terraplanagem. E, se fôssemos ao "tabu", então seria outro caso sério...

*
E já agora Paula Sá, do Diário de Notícias, precisa de estudar a geografia portuguesa: se Braga fica no Alto Minho, não sei o que ficará no Baixo Minho. Talvez Viana do Castelo... Percebe-se, fica a mais de 300 km de Lisboa, portanto, noutro hemisfério.

(Alberto Fernandes)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]