ABRUPTO

27.6.09


COISAS DA SÁBADO: O QUE É QUE VERDADEIRAMENTE FAZEM AS AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO?

Esta é uma reprodução de um vídeo da agência LPM (podia ser de outra, mas esta é apesar de tudo mais “transparente”). Eu realmente gostava de saber que papel tem a agência nestas setinhas para cima (e noutros artigos de jornais que aparecem no vídeo). Eu sei a resposta politicamente correcta: a agência tratou tão bem da “imagem” destes cavalheiros, que eles foram premiados por jornalistas independentes com a setinha para cima, única e exclusivamente pelo seu mérito. Mas, deve ser por eu pensar que o Diabo está sempre nos detalhes, que gostaria de saber como é que se chega aqui. Ou, dito de outra maneira, fazendo a pergunta doutro modo: qual o grau de consciência que o jornalista que deu as setinhas tinha de que a “imagem” que premeia foi manipulada profissionalmente e pode não corresponder a uma avaliação puramente jornalística dos seus méritos? E a pergunta como se vê, ainda é muito inocente, há versões mais hard. Mas que gostava muito de ser esclarecido, lá isso gostava. Esclarecido e não “imageticamente” esclarecido.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]