ABRUPTO

14.4.09


ÍNDICE DO SITUACIONISMO (86):
SEM VERGONHA NENHUMA, SEM DISFARCE



A questão do situacionismo não é de conspiração, é de respiração.
E, nalguns casos, de respiração assistida.

Se alguém tivesse dúvidas sobre a governamentalização da RTP e da evidente intencionalidade política do seu noticiário, - e eu acho que praticamente ninguém tem -, poderia tirá-las hoje. Compare-se o modo completamente distinto como a RTP tratou o lançamento da candidatura de Vital Moreira e de Paulo Rangel, repescando, no caso do PSD, para passar a seguir à sua apresentação, ainda este estava a falar, uma frase de Marcelo com quinze dias, mas que serve para neutralizar o anúncio, ou para o tornar contraproducente. Trabalho profissional, política de assessor de imprensa do PS, que nada tem a ver com o jornalismo. Esta gente não brinca em serviço. Já não tem vergonha e nem sequer disfarça.

*
Após ler os seus posts mais recentes, dei por mim a reflectir na prestação mediática do nosso primeiro-ministro. Assim, enquanto cidadão atento à actualidade, a sensação que tenho é que o nosso primeiro-ministro pouco trabalha para resolver os problemas nacionais.

Evidentemente, é apenas a minha percepção, e posso estar redondamente enganado (como aliás, desejo sinceramente estar). Contudo, vejo que ontem o primeiro-ministro esteve numa escola. Hoje, esteve numa farmácia e num tribunal. E assim se passou praticamente metade de uma semana de trabalho... Em cinco dias úteis, dois foram passados em acções mediáticas. E não sabemos o que nos reserva o resto da semana.

Claro, o nosso primeiro-ministro pode passar os dias em inaugurações e sessões públicas, e trabalhar toda a noite. Mas nenhum homem é uma ilha, e do fundo da minha ignorância, suponho que o trabalho político (principalmente o trabalho de um primeiro-ministro) não poderá ser feito por uma pessoa só pela noite dentro. Suponho que o trabalho de um primeiro-ministro passará por reuniões com os membros da sua equipa, pelo delinear de estratégias, por uma apurada reflexão sobre as decisões mais correctas a tomar. Ou seja, custa-me a acreditar que o primeiro-ministro, a sua equipa e eventuais parceiros de decisão se dediquem a todos estes assuntos noite fora, abdicando do seu sono.

Desejo apenas realçar que esta é a minha percepção enquanto "observador" das notícias que chegam à praça pública; não estou a fazer acusação alguma, somente a partilhar a sensação que tenho após reflectir nos seus oportunos posts.

Resta-me só chamar-lhe a atenção para este trabalho jornalístico, que considero esclarecedor.

(RM)

*

Para além da evidente governamentalização, fica patente a disseminação desse vírus no mais ínfimo pormenor de todo e qualquer noticiário da RTP: na “caixa de texto” que acompanhava a “noticia” da nomeação do candidato do PSD, ás eleições europeias, podia-mos ler, como título – “Fumo branco” no PSD;

Não mais que um “comentário” pejorativo disfarçado de título inócuo – indiciando um processo difícil (com sucessivas escolhas rejeitadas), longo (no sentido negativo…) e, talvez até aproveitando a desilusão que grande parte da população “popular” vê na nomeação do actual papa, tentando a conotação negativa (facilmente conseguida nos “espíritos” mais incautos… educados com Magalhães e novas oportunidades estupidificantes) .

(Paulo Batista)

*

Acabo de enviar um email ao Provedor do Telespectador da RTP em relação 'a incrível submissão jornalística perante o governo, e perguntava-lhe se não podia sugerir isto mesmo aos leitores do seu blog . Aqui no Reino a sociedade civil inunda a BBC sempre que discorda de algo que veja ou ouça, nem que seja absurdo. Como nos falta uma sociedade civil como deve ser 'as vezes e' preciso um incentivo para haver acção.

Fica a sugestão.

(João Saavedra )

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]