ABRUPTO

29.4.09




"Como se passa de Beato a Santo?" na Sábado em linha.

*
Lendo o seu texto relativo a Nun'Alvares e a Francisco Pacheco, não pude deixar de sorrir quando faz notar a descrição como ambos tem passado e como essa descrição diz um pouco daquilo que hoje valorizamos. Esquecendo desde já o lado religioso do assunto, confesso que a personagem de Nun'Álvares era, para mim, uma mera referência histórica, mas a leitura nestes dias do livro de D. António dos Reis Rodrigues fez-me perceber um outro personagem, maior e certamente politicamente incorrecto para os tempos que correm. Depois da leitura da sua biografia, creio que trazer este Português para primeiro plano, neste momento, não será o timing correcto para muitos. Infelizmente.

Num segundo ponto refere Francisco Pacheco, um dos sete portugueses mártires do Japão e um pouco esquecidos. O livro "Mártires do Japão" de Eduardo Kol de Carvalho (Editorial A.O. - Braga, 2006, ISBN 972-39-0642-2) será uma boa referência para o tema e permitirá perceber que numa história repleta de navegadores - qual o ano em que não se faça um selo ou uma moeda sobre o tema? - os mártires do Japão que representaram muito da nossa diplomacia no Oriente passam desapercebidos. Em Braga, na já habitual política de destruição da memória, a casa onde nasceu o Beato Miguel de Carvalho foi vítima de recuperação, transformada em pastelaria (e por aí não vem mal ao mundo) mas em todo o processo a placa e alminhas que a referenciavam, perderam-se sem que a câmara local fizesse algo. Resta o nome do beato na toponímia da cidade. Curiosamente vem de fora a mais recente homenagem a estes mártires - embora à versão espanhola deles - trata-se de "Silence", o novo Scorcese - - e não deixaria de ser curioso que na habitual ignorância que cruza os media de hoje, fossemos saturados de informação, via Hollywood, sobre os mártires espanhóis, ignorando os nacionais.

Seja em Nun'Ávares, seja nos mártires do Japão, o conhecimento das suas biografias é desejável, para lá da importância religiosa do tema.

(Emanuel Ferreira)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]