ABRUPTO

13.2.09


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES: ECOLOGIA E PROPAGANDA



Como muitos portugueses, também eu fiquei contente quando recebi em casa este VALE que me dava direito a 5 lâmpadas economizadoras! O problema só surgiu quando me dirigi a um dos locais indicados para as levantar, o «Feira Nova», onde fui informado que já estavam esgotadas há muito tempo... e não esperavam receber mais.
Esclareceram-me, também, que não me valeria a pena ir aos outros locais indicados no prospecto pois sucedia o mesmo em todos.

Mas, felizmente tudo fora previsto! O mesmo papel sugeria-me que telefonasse para o 800 501 501 (EDP, chamada gratuita) e fizesse o pedido; em seguida, as lâmpadas ser-me-iam enviadas para uma estação dos CTT à minha escolha!

Assim fiz, no passado dia 22 de Janeiro, e a resposta que me deram ficou-me no ouvido: «A campanha está suspensa por ruptura de stock». Mas, pensando bem, não se perdeu nada. Já viram que as lâmpadas que se propunham dar-me têm a rosca invertida?!

(C. Medina Ribeiro)

*
O colega Medina Ribeiro é um brincalhão e não disse tudo, que ele próprio sabe : não são as lâmpadas que têm a rosca invertida, mas sim a foto das lâmpadas que foi impressa do avesso. Trata-se de uma situação muito frequente, até com fotos de pessoas em revistas e jornais, em que, por vezes, só quem conhece a pessoa é que repara num sinal do lado oposto da cara, como aconteceu há uns anos com uma foto da modelo Cindy Crawford.



Mas não é de todo surpreendente que os promotores desta campanha não tenham reparado na inversão da foto das lâmpadas. As empresas de marketing não possuem especialistas em todos os produtos que promovem, nem tal seria de esperar, pelo que os responsáveis da entidade patrocinadora têm de estar atentos ao aspecto final dos suportes promocionais. Só que, numa certa concepção da gestão das empresas, que ultimamente tem feito escola, infelizmente até em empresas de energia, em que economistas, juristas e publicistas têm vindo a ocupar lugares que seriam mais apropriados para profissionais com sólida formação técnica, aceita-se a ideia de que o importante não é saber do assunto, é fazer "outsourcing". O pior é que quem não sabe é como quem não vê. Aconteceu isto com as lâmpadas economizadoras, um caso inocente, que ainda tem alguma graça, mas pode acontecer, por exemplo, com uma central de ciclo combinado, em que a ignorância pode ter outras consequências.

(Jorge Pacheco de Oliveira
)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]