ABRUPTO

20.2.09


ÍNDICE DO SITUACIONISMO (52):
A QUESTÃO FREEPORT NA COMUNICAÇÃO SOCIAL (22)


A questão do situacionismo não é de conspiração, é de respiração.
E, nalguns casos, de respiração assistida.

Agora que há um claro upgrade no processo Freeport, com arguidos por "corrupção activa", a RTP volta a colocar o caso num alinhamento secundário do telejornal das 13 horas. A SIC e a TVI abriram com o caso Freeport, a RTP não. Gostava de saber que critério jornalístico explica a razão pela qual a RTP desvaloriza sistematicamente este caso e se recusa a ter uma atitude de investigação activa, ignorando o que já todos os outros órgãos noticiam sobre os arguidos do processo, andando sempre várias notícias atrasadas, quando as dá, o que nem sempre acontece.

*
No Mar Salgado:

A abertura do noticiário da RTP das 13 horas é sobre uma greve de enfermeiros. As outras televisões abrem, e bem, com a notícia do dia: Manuel Pedro e Charles Smith foram constituídos arguidos no caso Freeport. Depois venham queixar-se do Pacheco Pereira.
Ainda mais ranço: quando as notícias do caso Freeport eram favoráveis ao governo - estou a lembrar-me das declarações da senhora Procuradora -, o mesmo telejornal abriu com elas. A única coisa boa é que isto já é às claras.
No Cachimbo de Magritte:

Imagino que, a esta hora, está o João Marcelino a marinhar pelas paredes, 'estarrecido' em choque patriótico. Então não é que os telejornais da SIC e da TVI estão, há já três ou quatro longos minutos, numa orgia de 'ódio e perseguição', a passar peças e reportagens em directo a respeito da audição, hoje, de "suspeitos" no "caso" Freepor(t)?... E atrevem-se mesmo, neste momento estarrecedor em que escrevo, a mencionarem um "tio do p*******-m*******" ou referem mesmo o antigo ministro do Ambiente de Guterres pelo seu nome! Não acredito nos meus olhos: o 'delírio justiceiro' chegou ao ponto de estarem a incomodar José S*******, imerso num apressado labor governativo, pedindo-lhe comentários e, vejam só, fazendo-lhe perguntas - isto é, insultos.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]