ABRUPTO

10.2.09


ÍNDICE DO SITUACIONISMO (36): VÁRIA


A questão do situacionismo não é de conspiração, é de respiração.
E, nalguns casos, de respiração assistida.

Ah! Grande noticiário da RTP das 13 horas! - II - E ainda houve outro momento-Chávez no mesmo noticiário, uma longa passagem dum outro discurso de Sócrates, com a mesma propaganda vazia, do género "sempre é melhor fazer do que não fazer", o "pessimismo não dá emprego", etc, etc., algo que já ouvimos mil vezes. O que é interessante é que Sócrates pelos vistos também não acredita muito nas sondagens, visto que passa o dia a atacar a oposição do PSD e não a do PCP e do BE.

*

Ah! Grande noticiário da RTP das 13 horas! Começa com um comício do PS e faz uma peça com base nas afirmações do nosso Robin dos Bosques para responder a Manuela Ferreira Leite. Propaganda eleitoral pura. Nenhum outro noticiário, nem na SIC, nem na TVI começou com este tema. Vejam que vale a pena. Sem vergonha nenhuma.

SITUACIONISMO +5

*
Também vi. E o uso das legendas? Enquanto passavam as declarações de MFL lia-se por baixo, em destaque: "Sócrates diz que pior seria não fazer nada" e "Sócrates diz que é possível identificar os ricos", ou algo assim, legendas que apareceram logo no início da peça quando passaram as 1ªs declarações do primeiro-ministro mas que se mantiveram até final. Ou seja, enquanto ele falou as legendas reforçaram a sua mensagem; a seguir elas serviram para diminuir automaticamente as declarações de MFL.
É triste.

(Pedro Gaspar)
*

Classificar, nomear, chamar um nome é um poder. Em Portugal ninguém tem problemas em chamar à extrema-direita, extrema-direita. Mas nunca se chama à extrema-esquerda, extrema-esquerda. Mas ela existe, é o Bloco de Esquerda. O discurso de Louçã é um típico discurso de extrema-esquerda como ela é hoje. Tem as mesmas ideias do passado, a mesma visão da sociedade, a mesma mescla ideológica, mas não usa os rótulos e não quer que ninguém os use. A comunicação social situacionista também os evita com muito cuidado.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]