ABRUPTO

9.2.09


ÍNDICE DO SITUACIONISMO (35): VÁRIA


A questão do situacionismo não é de conspiração, é de respiração.
E, nalguns casos, de respiração assistida.

O situacionismo da nossa comunicação social vai muito mais longe do que a relação com o poder socialista. Manifesta-se do mesmo modo face a outros poderes, incluindo o próprio poder corporativo. O resultado é sempre uma complacência dúplice e um défice, igualmente dúplice, de escrutínio e crítica. O BE, que sempre beneficiou de uma boa imprensa, seja por razões de simpatia política, seja pela partilha de uma cultura da moda radical chic (que inclui muita gente da direita, a começar pelos blogues próximos do PP "portista", que cultivam uma relação espelhar que favorece os dois lados do radicalismo), mostra bem como funciona este situacionismo. Veja-se este exemplo de uma reportagem do seu congresso (de autoria de Eva Cabral no Diário de Notícias) que mistura o elogio político com a valorização corporativa:
Imprensa livre [subtítulo]

Mais de trinta anos após o 25 de Abril os congressos partidários estão hoje totalmente "fechados" em matéria de liberdade de circulação de jornalistas durante os trabalhos. O Bloco de Esquerda, que nesta VI Convenção teve o primeiro cheirinho de profissionalização - com estrado para as televisões e boas instalações -, continua a ser a única excepção a esta regra. A imprensa circulou por onde quis e falou com quem quis. Os trabalhos não saíram prejudicados e a direcção viu o seu peso interno sair reforçado.
Tudo é significativo. O subtítulo de "imprensa livre", porque se pode circular por todo o lado. Experimentem perguntar a Louçã se ele ainda é trotsquista e o que faz na IV Internacional para ver a "liberdade". E depois o mix muito comum de corporativismo com um elogio que, por vir de boca alheia (de um jornalista ainda por cima), é puro benefício: "a direcção viu o seu peso interno sair reforçado". Esta agora, porquê? O que é que tem a ver uma coisa com a outra?

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]