ABRUPTO

6.2.09


ÍNDICE DO SITUACIONISMO (34): VÁRIA


A propósito do Pinóquio, uma imagem que seria interessante encontrar nos jornais:



*


O "passoscoelhismo" do Diário de Notícias é um traço próprio da orientação editorial do jornal. Enquanto que os outros jornais de vez em quando falam em Passos Coelho, o Diário de Notícias de vez em quando não fala em Passos Coelho. Nos últimos quinze dias, todos os mecanismos que um jornal pode encontrar como pretexto para apoiar Passos Coelho foram utilizados. Uma frase ambígua de Rui Machete, que tanto podia ser crítica como favorável (como se notou aqui), foi usada como título, entre muitas outras coisas que Machete afirmava francamente laudatórias de Manuela Ferreira Leite. Mas a frase não só deu origem ao título como foi promotora de novos pretextos para falar de Passos Coelho, o centro do PSD para o Diário de Notícias. Usaram-se vários mecanismos conhecidos: se um jornal quer manter uma questão em aberto, mesmo quando nada de novo a justifica, manda os seus jornalistas fazerem perguntas e usa as respostas como matéria para manter o assunto na ordem do dia. A frase de Machete foi assim utilizada para obter novos comentários de Ângelo Correia e de António Preto e Helena Lopes da Costa , apresentados numa legenda como sendo "o partido...".. Três motivos para notícias, em três números do jornal E por aí adiante.



Haja notícias ou não, o jornal promove activamente um actor político, o que devia ser assumido em editorial para que não haja ambiguidades. Devia explicar aos seus leitores porque o faz mesmo sem existir conteúdo noticioso, para que as coisas ficassem clarificadas. Na verdade, não é Passos Coelho que vai às eleições contra Sócrates, mas sim Manuela Ferreira Leite. A sua promoção é assim inócua para o PS e prejudicial para o PSD. Não é preciso ser uma águia do pensamento para perceber isto.

No recorte acima e na página completa onde vem inserida esta notícia, só há uma afirmação destacada em bold, a frase "Pasos Coelho afirmou-se novamente como "alternativa "a Manuela Ferreira Leite na liderança do PSD", o que nem sequer tem a ver com a notícia em si.

.SITUACIONISMO +3

*

O Semanário é de facto um jornal muito bizarro... Isto vem na parte noticiosa do jornal, não assinado, no número de 6 de Fevereiro de 2009:


Clicar para aumentar.

Nem sei como o classificar...

*

Ontem, no noticiário da manhã da RTP, uma reportagem para mostrar como as escolas estão cheias de "Magalhães". Houve quem ousasse dizer nos dias anteriores que faltavam imensos "Magalhães", logo a RTP foi mostrar que não era assim. E aparece uma turma de crianças muito composta diante da máquina azul, como se fosse num filme de ficção científica, para assegurar que o Governo cumpre. Experimentem ir pelo país fora, a ver como cumpre...

..SITUACIONISMO +3

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]