ABRUPTO

21.11.08


COISAS DA SÁBADO: SINDICATOS A MAIS, PROFESSORES A MAIS

A ministra acabou por se enredar em contínuas negociações com os Sindicatos, - a ironia do destino é esta, nenhuma ministra esteve mais próxima de dar aos sindicatos o seu papel que Maria de Lurdes Rodrigues, para ser “levada” por eles que estavam também a ser contestados nas escolas, - e das escolas, a que deu uma autonomia sem paralelo no passado. O caso da complexidade burocrática da avaliação é típico, visto que ela foi desejada pelos professores para se defenderem, somando alíneas e itens, actos de verificação e contra-verificação, que tornaram o processo tão complexo que se revela inaplicável. Não foi na burocracia do ministério que a complexidade da avaliação nasceu, mas sim na vontade dos professores de se protegerem por um processo tão garantista que não funciona.

O resultado destas cedências, de burocracia ministerial para burocracia sindical, foi que o fruto desses acordos ficava depois sem pais, ou pelo menos sem um dos pais, quando a coisa dava para o torto, como aconteceu com o acordo depois da última manifestação. E inevitavelmente tudo dava para o torto porque, por muito que isso choque os professores, a verdade é que ainda se está para descobrir nos anais das profissões, qual é aquela que avançando pela idade e antiguidade, sem riscos, quer ser avaliada por mérito, com os riscos inerentes e a diferenciação. Uma parte dos problemas com os professores titulares já vinha daí, embora o concurso tenha sido tão mal pensado e com tais laivos de injustiça, que dividiu as escolas como nunca acontecera. O processo de diferenciação profissional dos professores foi o pano de fundo para a contestação da avaliação, que lhe está muito ligado.

Uma coisa é o discurso de auto-legitimição dos professores que se zangam imenso quando alguém diz que não querem ser avaliados, outra coisa é a realidade psicológica e grupal de que, sem pressão exterior, ninguém quer passar de uma coisa segura para insegura, acima de tudo ninguém quer ver o professor do lado diferenciado numa massa até então igualitária.

(Continua.)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]