ABRUPTO

10.5.08


UM DOCUMENTO ÚNICO PARA A NOSSA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA:
IMAGENS DA CARGA POLICIAL DE 12 DE JULHO DE 1973 NA TAP
Uma versão mais completa do enquadramento dos eventos e com imagens de maior definição será colocada nos Estudos sobre o Comunismo em breve.
Estas imagens são raríssimas na história da ditadura, onde se contam pelos dedos da mão as fotos de greves, manifestações e das cargas policiais, por razões óbvias: a polícia se soubesse que estava a ser fotografada prenderia e maltrataria o fotógrafo. Isso aconteceu na campanha de Delgado. Para além disso não era tão fácil fotografar como agora, as máquinas eram maiores e pouco portáteis e ficava por resolver o problema da revelação das películas, uma actividade também perigosa para fotografias "proibidas". Este é um dos aspectos de uma censura retrospectiva eficaz, que da ditadura veio para a democracia: não há imagens, não há os acontecimentos, ou os acontecimentos são débeis sem a força das imagens

Um leitor do Abrupto, Castello Branco, enviou-me uma série de fotografias que são históricas e que são parcialmente inéditas (algumas foram divulgadas na cronologia da Associação 25 de Abril.) . Foram tiradas pelo seu Pai:

"Sabia que as tinha, mas não em que baú. Encontrei-as e envio-lhas porque sei que é um interessado nestas coisas. Tratam-se de fotografias dos anos 70, entre 70 e 74, não posso precisar, que foram tiradas de um dos edifícios administrativos da TAP nas instalações da Portela, julgo que pelo meu Pai, que lá trabalhava, ou por algum colega mais atrevido para as circunstâncias da época. A máquina era dos anos 50, uma ADOX, com lente dentro de fole retráctil, que ainda possuo comigo. "
Embora não estejam datadas elas são da intervenção policial de 12 de Julho de 1973, quando da greve na TAP.





Detalhe da foto anterior em que se vê um trabalhador no chão.


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]