ABRUPTO

3.4.08


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES



Florestas e fogo. Vamos entrar na época de fogos. Já estou a ouvir a gritaria....os bombeiros, o combate aos fogos, a protecção civil, as "populações afectadas"...
Ora acontece que o 3º quadro comunitário de apoio fechou no fim de 2006. O actual quadro comunitário de apoio está parado desde então no que se refere a apoios financeiros para limpeza de matas. Está portanto atrasado cerca de 1 ano e 4 meses. E não há notícia de que esteja para entrar em execução. Será que estão à espera da campanha eleitoral para pôr este assunto em andamento?
Eu sou agricultora. Tenho uma mata para limpar. Vou acabar por limpá-la do meu bolso e sem apoio financeiro quando ele existe e está apenas a só à espera de ser desbloqueado, mas não é.

(Inês Amorim)

*

É com grande assombro que vejo o desenrolar dos acontecimentos do Carolina Michaelis. A rapariga do telemóvel e o rapaz das filmagens, assim como as suas famílias, estão a ser crucificados na praça pública por todo o tipo de gente. Por “jornalistas” e até por gente com estudos jurídicos.

Por mim, não tenho claro que a gravação do telemóvel sirva de prova em Tribunal, pois não foi obtida de modo regular. Se com outros arguidos de crimes verdadeiramente graves são respeitados até a exaustão os direitos essenciais da lei processual penal, por maioria de razão isto deverá fazer-se com menores de idade.

Mas estes menores arriscam-se a pagar muito caro o que fizeram, pois tiveram a infelicidade de aceder ao estatuto de “caso exemplar”. Mas, se já foram transferidos de modo fulminante, que mais se pretende fazer com eles? Se vemos que há crimes noutro tipo de áreas, como a desportiva, com autores muito maiores de idade, que tardam em ser, não já punidos, mas apenas julgados porque são inúmeras as questões processuais levantadas (como a validade da obtenção da prova, sem ir mais longe), será justa a punição automática destes menores? Será que eles não têm direito de gozar da mais ínfima dose de “in dúbio pro reo” de que outros arguidos maiores e responsáveis usufruem à larga?

É claro que se isto chega aos Tribunais, qualquer juiz concluirá pela irracionalidade desta trapalhada e mandará a sociedade descarregar as suas frustrações noutro lado.

Por fim, também não percebo como é que a RTP ainda não foi, ela sim, processada (em várias sedes, e até pela ERC) por ter mostrado a cena do Youtube sem se dar ao trabalho de tapar as caras dos intervenientes, pois assim é que passou pela primeira vez. Há aqui matéria para alguém lhe pedir indemnizações…

(Carmen Formigo)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]