ABRUPTO

1.4.08


LENDO
VENDO
OUVINDO

ÁTOMOS E BITS

de 1 de Abril de 2008


Interessantes conclusões do Relatório do Provedor do Telespectador da RTP (2007) - a admissão de que a RTP África não é um verdadeiro órgão de comunicação social, que responda apenas por critérios jornalísticos, feita nesta frase: "os conteúdos da RTP África não podem, em momento algum, comprometer politicamente as razões que justificam Portugal ter um canal direccionado para a lusofonia." (Sublinhados meus.)

*

Outra conclusão evidente, mas que vale a pena reconhecer e que tem muito a ver com a governamentalização: "os eventos desportivos continuam a ter um destaque desmesurado. O futebol é continuamente privilegiado em relação aos outros desportos, com incidência especial na actividade dos três clubes Porto, Benfica, Sporting."

*

E uma muito interessante conclusão sobre o "serviço público":
Não obstante toda a actuação que tenho desempenhado tendo presente os compromissos da RTP ser definida como detentora do «estatuto de serviço público» e das exigências que tal estatuto comporta, não deixo de ficar perplexo na sua execução prática quando me deparo com a realidade de que o programa de maior e mais constante audiência é o «PREÇO CERTO». E essa perplexidade e luta interior no próprio exercício da função e missão de Provedor não se simplifica quando me lembro das palavras que, um certo dia, o anterior Presidente do Conselho de Administração da RTP, S.A., o Dr. Almerindo Marques me dizia: «Não se esqueça que temos um compromisso: fazer televisão adequada à população que temos».

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]