ABRUPTO

15.3.08


JÁ ESTAVA À ESPERA DESTE TIPO DE COISAS OU DE UMA VERSÃO QUALQUER DESTE TIPO DE COISAS, MAS FICAM A SABER QUE NÃO ME INTIMIDAM COM CALÚNIAS, NEM MENTIRAS

Parece que numa entrevista que Abel Pinheiro dá ao Expresso e que sai amanhã, ele diz que me deu 1000 contos para a campanha eleitoral de Loures em 1989. Já estava à espera de uma coisa qualquer deste tipo, por razões que nem vale a pena explicar. Sucede que tal é completamente falso. Primeiro, porque vi Abel Pinheiro um vez na vida, num almoço para que José Miguel Júdice me convidou no Ritz, que penso, se a memória me não falha, nem sequer foi contemporâneo da campanha de Loures (como não tenho a certeza não garanto). Nesse almoço, Abel Pinheiro queixou-se de Jardim e de uma questão qualquer que tinha com Jardim, que já nem me lembro bem qual e a que não prestei muita atenção. Ouvi, agradeci o almoço e vim-me embora. Se Abel Pinheiro deu dinheiro ao PSD, nacional ou de Loures, desconheço em absoluto e, se o soubesse, certamente que lhe agradeceria porque tínhamos muito pouco dinheiro para a campanha e tal era totalmente legal à época. Mas reafirmo o meu completo desconhecimento deste caso, que evidentemente só se destina a querer meter gente séria no saco de gente pouco séria, para ver se na balbúrdia todos ficam sujos. É tudo o que tenho a dizer sobre o assunto, penoso como se imagina, porque fica sempre algum "fumo" no ar, mas que não me demoverá de dizer o que sempre digo e de combater o que combato. Há gente aí a trabalhar profissionalmente para lançar estas calúnias, mas comigo têm pouca sorte.

ADENDA - Agora que posso ver o Expresso fisicamente percebo que, se Abel Pinheiro se quer vingar da "serpente" sobre o Casino, do Público que dirigi por um dia, é o Expresso, pelo tratamento ambíguo e jornalisticamente miserável, que faz também um ajuste de contas. Na verdade, o que Abel Pinheiro diz é mais pacífico (mesmo que errado) do que faz o Expresso. Para ser plebeu e grosso, é vingança de Abel Pinheiro e sacanice do Expresso.

*
O que é que vc esperava depois do ataque que fez a Abel Pinheiro? O que é que vc esperava depois da reacção de Nicolau Santos subdirector do Expresso às críticas que lhe fez sobre a entrevista ao Sócrates? Eu vi logo a primeira página com a frase de Abel Pinheiro sem contexto e sem o seu desmentido, e depois, com surpresa o mesmo título na segunda página, também sem contexto, o que não é normal num jornal. A sanha era contra si. Mais ainda, tudo o que diz Pinheiro na entrevista e que não dá título é mais grave do que o que ele diz de si, mete o Soares, o PCP, milhões em notas ao barulho e é uma clara vingança dele numa frase despeitada que é colocada em título? Quem lê pensa que foi ontem o almoço e não em 1989, e vc acaba por sair manchado sem culpa nenhuma. A culpa é do Expresso, vc fez-lhes alguma coisa?

(J. Rodrigues Santos)

*

Como acontece muitas vezes nos jornais, é vítima do título e não do facto. Junta-se a muitos outros a quem acontece o mesmo.

(GS)

*

Também quem o aprecia já estava à espera disto! Era bem previsível!!!

Calculo que não precisa que o confortem, mas sei que não pode deixar de ser penoso, como diz no seu post. Contudo arrisco-me a apostar que a fortaleza que o leva a ser livre na denúncia das graves doenças do PSD também se manterá hoje, para o proteger destes embates (afinal a sua consequência!).
Nem duvido um minuto.
Mesmo assim, faço questão de me solidarizar expressamente.
Solidarizar-me com estes danos colaterais que está a sofrer. E como já 1 vez disse, "que nunca lhe doam as mãos com que escreve"! Pode acreditar que nada disso cai em saco roto (mas você sabe disso).

(Laura)

*

Queria apenas deixar uma palavra de solidariedade pelo vil ataque que lhe é movido na edição de hoje do Expresso. Bem sei que os poucos que defendem a transparência devem estar preparados para todo o tipo de ataques. Contudo, ainda não entendo que uma impressa dita seria se deixe cair no jogo da contra informação. (...) Não o conheço pessoalmente mas a política e a intervenção social tem destas coisas. (...)

Tiago VPCN

*

Também já estava à espera de qualquer coisa que te fosse expressamente dirigida. Escrevo-te só para te dizer que tens a minha total e incondicional solidariedade.
A minha insuportável memória talvez te possa ser útil. Lembro-me de me teres convidado para um debate com o Rangel, o Jorge Coelho, o JCEspada, o APVasconcelos e o Domingos Amaral, sobre Televisão, que se realizou no auditório da Grão-Pará da Rua Castilho.
Eras, então, Presidente da Distrital de Lisboa do PSD. Há relatos nos jornais desse debate. Logo na abertura tu disseste que o PSD era um partido pobre porque estava na oposição e agradeceste ao Abel Pinheiro e à Grão Pará a cedência das instalações. Lembro-me bem disso e foste muito claro.

(carlos magno)

*

Há coisas que escreve com que concordo, outras de que discordo e há ainda aquelas, muito mais raras, onde mistura a sua tradicional sobranceria com uma ignorância técnica a respeito do assunto sobre o qual que se pronuncia que me fazem entrar “em órbita”… Mas hoje endereço-lhe esta mensagem por uma outra razão, em estreia, não pelo que escreve mas pelo que escrevem de si, designadamente o artigo de hoje do Expresso que é sórdido.

Não o conheço, não serviria para sua testemunha abonatória em tribunal, mas do que é conhecido da sua vida pública, parece-me fácil deduzir que, pelo seu percurso político passado, se houvesse episódios significativos a apontar-lhe já há muito eles teriam vindo ao de cima para conspurcá-lo. Não teria sido necessário esperar por agora para que um irremediavelmente marcado Abel Pinheiro se viesse “explodir” junto a si, qual mártir do terrorismo islâmico…

(A.Teixeira)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]