ABRUPTO

18.2.08


"VAMOS A VER"

foi o que disse ontem no programa da Maria Elisa sobre as cheias na RTP1 ao responsável da Protecção Civil de Loures, que assegurava que a construção de uma nova ponte em Loures tinha acabado com os problemas das cheias e me acusava de desconhecer a actual situação do concelho. Hoje, a chuva respondeu ao senhor responsável da Protecção Civil originando uma situação calamitosa em Loures, pelo que talvez seja bom que alguma explicação seja dada por quem tão bem conhece o concelho cuja segurança é suposto garantir.
Sobre os problemas de Loures e a atitude dos responsáveis municipais em 2007, veja-se aqui.
Agradeço a todos os que estão a enviar informação sobre a situação em Loures.



Esta Rotunda encontra-se à entrada de Loures e junto à famosa nova ponte de Loures que segundo o responsável pela protecção Civil em Loures iria resolver todos os problemas. Pelas 16h00 estava parcialmente fechada, originando um caos nos acessos a Loures.



Sem caminho.



Pelas 16h00 estes bombeiros e civis estavam isolados, devido à inundação
do caminho municipal (Loures junto ao Loures Shopping).



Caminho municipal inundado junto à A8.



A várzea de Loures junto ao Infantado.



Operações conjuntas dos Bombeiros de Loures e Alhandra junto da A8 em Loures.



Parque urbano junto ao Loures Shopping e A8, completamente inundado



Pelas 16h00 a A8, junto ao Loures Shopping, ainda estava a ser limpa no sentido Lisboa-Loures. (Luis Reino)







(Alexandra Romão)




Cheias em Loures: rua Cesário Verde. (NB)
(...) a realidade tristemente o comprova, basta aceder à zona da entrada do parque de Loures, onde se encontra por acabar uma rotunda. Esta zona que foi durante anos, afectada por cheias sempre que a intensidade das chuvas era um pouco maior, parecia ter a sua situação controlada, até que aproximadamente nos últimos 3 anos o problema regressou. Só não aconteceu antes nada como hoje, pois nos últimos anos a época de chuvas tem sido bem mais suave, mas a zona em causa já indiciava que voltaria a ser palco de cheias.

Depois do anúncio espantoso que em Loures a resolução das cheias acontece com a construção de pontes, está neste caso explicado o motivo para esta ponte, com poucas centenas de metros, ter levado quase mais tempo de construção que a ponte Vasco da Gama. O regresso de cheias à baixa de Loures, coincide, presumo que por mero acaso, com a construção da referida ponte e com o tempo (anos) que a rotunda efectuada para acesso à mesma, está para acabar. (...)

(LM)

*

Bastou umas horas para provar que o nosso concelho está entregue aos bichos. Não temos nem protecção civil, nem vergonha na cara, quanto ao comportamento de quem quer ser chefe de qualquer coisa em Loures. Acompanhei o programa de ontem na RTP 1, a tragédia voltou novamente a Loures, nos mesmos sítios de sempre, Sacavém , Camarate, Frielas e SA Cavaleiros, e apesar de existir uma nova ponte em Loures repetiu-se a tragédia de sempre com niveis de àgua de 3 metros junto ao Café Stop , onde foram realizadas obras hà menos de um ano pela Câmara de Loures ( rotundas e a tal ponte do rio de LOURES)., As oficinas municipais ficaram cheias de agua. Em Santo António dos Cavaleiros na estrada nacional foi o fim do mundo, a repetição das mesmas situações das cheias anteriores. Acho que deve fazer a denuncia destas situações

(VS)
*

Pois de facto a situação em Loures hoje estava caótica. Demorei cerca de 2h30 a chegar de Santo António dos Cavaleiros ao final da Calçada de Carriche (percurso mais ou menos com 5km). Para colocar a cereja em cima do bolo, por pouco não afundei o meu carro na Estrada Nacional 8 (que vai de Frielas para a Póvoa de Santo Adrião). Junto envio as fotos do final da Calçada de Carriche para verem como estava a situação hoje de manhã (tenho pena de não ter fotos dos diversos carros que estavam a flutuar na Estrada Nacional 8, mas estava a tentar não afundar o meu…..)

Gostaria muito de ouvir os comentários do Presidente da Câmara de Loures e o responsável da Protecção Civil de Loures sobre o que se passou hoje no concelho de Loures e as medidas a curto, médio e longo prazo a tomar.

(Alexandra Romão)

*

Por acaso, mas também em nome da memória de uma participação muito juvenil, nos "rescaldos" das cheias de 67, via activismo católico, precisamente em Loures e Alhandra, acompanhei com alguma atenção o programa da Maria Elisa de ontem. O respeito pela competência e honorabilidade dos participantes, alguns dos quais conheço pessoalmente, também contribuiu para uma atenção que não me é muito habitual relativamente a debates televisivos. Assustou-me a certa altura a atitude de total irresponsabilidade do tal indivíduo da Câmara de Loures (não fixei cargo nem nome...) que de forma arrogante e convencida afirmava do alto da sua gravata e muito gel, que com a construção da tal ponte (mais uma obra...não é...) estavam todos os problemas de cheias resolvidos em Loures. Esta manhã, poucas horas após o programa tive a oportunidade de apreciar, por entre as torrentes lamacentas que corriam ao longo da A8, a que ponto chegou a incompetência e irresponsabilidade dos que nos governam. Com efeito, estando em Lisboa por razões familiares e precisando de me deslocar a Loures, pela A8, o enorme dique que atravessa a várzea de Loures, revi as imagens das Torres do Infantado e do "Shopping de Loures" que no programa haviam ilustrado de forma tão clara e inequívoca os numerosos atentados contra a REN e RAN, efectuados nos últimos anos em nome do progresso... Só que em vez dos parques verdes com que, normalmente se disfarçam estes atentados, cheios de bancos para namorados e percursos para "jogging", lá estava o grande lago de Loures transformando Bairro e Shopping numa ilha fantasmagórica. Proponho pois aos proprietários do Centro Comercial que tirem partido da situação e aproveitem para mudar a decoração demasiado circense do Shopping, transformando-o à imagem de um daqueles castelos, tipo disneyworld, que aquele rei meio louco da Baviera, mandava construir junto aos lagos da sua terra.

(ACSilva)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]