ABRUPTO

11.1.08


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
A SAGA AEROPORTUÁRIA DOS TEMPOS MODERNOS


Talvez tenha interesse em notar esta diferença de tratamento jornalístico de uma mesma fonte. Lendo e ouvindo e vendo na net...

site da RTP

Associação ambientalista Quercus viabiliza Alcochete

A associação ambientalista Quercus dá, para já, o seu aval à construção do novo aeroporto de Lisboa em Alcochete. Francisco Ferreira considera mesmo a localização escolhida "bastante viável".

(ver o vídeo para perceber o tom geral e as reservas)

Site da TSF

Quercus admite apresentar queixa em Bruxelas

A Quercus ameaça apresentar uma queixa no Ministério Público e em Bruxelas contra a decisão do Governo de construir o novo aeroporto em Alcochete, e não na Ota como estava previsto inicialmente. A associação ambiental argumenta que o novo projecto ainda não tem um estudo de impacto ambiental.

Francisco Ferreira, da Quercus, não percebe como é que o Governo anuncia uma decisão destas sem saber se estão salvaguardadas todas as implicações governamentais.

Cheguei a pensar que houvesse problema de dupla personalidade... não é que ele diga coisas diferentes parecem é ser ouvidas e trabalhadas de forma diferente

(JMB)

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Já desapareceu a referência “oficial” à OTA no banner da página da NAER, com um dia, aliás, com oito anos, de atraso.

(Rui Esperança)

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Não passa tudo de uma má pronúncia de língua francesa. Afinal o que o Ministro disse deve ter sido:

- Um Aeroporto na Margem Sul? J'aimais...

Se calhar, lembrou-se da música do Jacques Brel com o mesmo título, que termina:

Les fleuves profonds m'appelant au lit
Tu vois je vous oubliais déjà

Será que os "rios profundos" são os aquíferos de Alcochete? E quem foi esquecida? A Ota?

(PM)

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Uma, (entre muitas outras) coisa que me surpreende de cada vez que se fala no novo aeroporto de Lisboa, é a total falta de consideração pelos funcionários e respectivas famílias. Deslocar o local de trabalho de quase 20.000 pessoas, afectando por isso umas 50.000 ou 60.000 (cônjuges e filhos, outros empregos e escolas) não merece atenção a quem faz os estudos? E a quem faz as notícias? Que impacto tem a nova localização do aeroporto na vida destas pessoas?

(Samuel Freire)

*

Está dado o mote: Entrevistas a pessoas chorosas por terem de andar mais quilómetros, por terem de mudar dos subúrbios (cheios de qualidade de vida) a norte de Lisboa para um subúrbio ao sul desta cidade. Nesta perspectiva, nada muda porque ninguem se quer mudar. O trabalho tem vir que ao nosso encontro, não se vai ao encontro do trablho.

(Monika Kietzmann Lopes)

*

O que me preocupa é que a questão da necessidade de um novo aeroporto já nem se coloca. Andamos todos entretidos com a localização, mas já nos "venderam" a ideia de que um novo aeroporto é essencial.

Por outro lado, já nos esquecemos da questão do tratado constitucional europeu!

Esta questão da Ota é mais um exemplo de péssimos gastos do nosso dinheiro, pelos que, entre nós, têm a responsabilidade de o gastar bem: O Novo estádio de Aveiro foi encerrado pela Liga de Clubes por ser impossível nele jogar futebol, dado o estado do relvado...Beira Mar tem que jogar em Águeda...Por mim, devia nem jogar!

Gastaram milhões a construir um campo de futebol que não serve para o efeito. Não existe dinheiro para o manter, pelo que está degradado...é que a manutenção custa milhões de euros por ano à CMA, que se endividou por mais de 40 anos para o construir...

3º mundo? Quem controla estas decisões políticas que nos custam a triplicar? (1º o custo da construção; 2º o custo da manutenção e 3º o custo da não adequação aos fins, já para não falar do custo dos atrasos, derrapagens, tachos, o que fica por fazer com o dinheiro assim mal gasto...!)

(Miguel Direito)

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