ABRUPTO

27.12.07


PELO MEU PORTO



Sempre um ar diferente de tudo o resto. Húmido, de uma humidade certa para o tempo, o rio, as casas, as ruas. Uma névoa pela manhã que se levanta do sítio certo, do rio, do mar, que se espalha junto com as gaivotas, cada vez mais para terra. Ruas desertas como se fossem puro exterior e toda a intimidade tenha sido contida por detrás das paredes de granito. Silêncio, poucas luzes.

*

Urbi et orbi. O Papa olha por detrás dos paramentos dourados. Está a pensar. Parece estar sempre a pensar, nunca a rezar, apenas a ver e a pensar. Em que pensa, o velho universitário bávaro, habitante de bibliotecas, gabinetes, papéis, lidando com burocratas toda a vida, agora ali, com um acólito arranjando-lhe as vestes do ofício de S. Pedro? No Sol de inverno que também ilumina a Praça imperial? Nos negócios do mundo? Ajusta os óculos, o microfone, os sinais da imperfeição e numa voz débil fala do "giorno santo". Urbi et orbi.


*

Poucas missas de Natal têm a dignidade severa da que ocorre em Bagdad. Ali é fé mesmo.

*

Desde que a CNN roubou à BBC Richard Quest que este faz o papel do inglês excêntrico no canal americano. Na BBC fazia apenas o papel do inglês, ou seja, mais um na casa, onde de repente se vê a jornalista habitual do noticiário, que todos imaginamos na sua confortável casa londrina, a fazer uma reportagem na Índia e a pegar num jornal em gujarate e a começar a lê-lo e a comentá-lo como se fosse a coisa mais natural do mundo. Malhas que o império tece.

Quest, sempre nomeado como o jornalista mais divertido do mundo, passeia a sua estudada inadequação funcional pelos "festivais da luzes", Natal cristão e Diwali indiano, para que a "cadeia global" não perca a sua marca de politicamente correcto. Depois vai visitar a senhora Bush, uma americana sólida, competente, e que sabe cumprir o seu papel muitas vezes melhor do que o marido. Mostra-lhe a árvore de Natal da Casa Branca, fala do "tema" escolhido para este ano, os parques nacionais, o mesmo do filme com os cãezinhos em que entra Blair, e dá-lhe a comer um boneco de pão.Junto de tanta eficácia e competência, Quest fica um velho colonial, um anacronismo e os "patriotas" ganham mais uma vez aos redcoats.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]