ABRUPTO |
![]() semper idem Ano XIII ...M'ESPANTO ÀS VEZES , OUTRAS M'AVERGONHO ... (Sá de Miranda) _________________ correio para jppereira@gmail.com _________________
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27.8.07
![]() NUNCA É TARDE PARA APRENDER: GÉNIO, "INSACIÁVEL CURIOSIDADE", PESSIMISMO (3) ![]() Wiener considerava que existia uma contradição entre o tempo lento do humano e a irracionalidade inscrita na vida, com a tendência tecnocrática para adorar a rapidez e perfeição lógica das máquinas como protótipo do "pensamento perfeito". Mais: ele teme que as máquinas possam aprender e escapar ao controlo humano, um tema recorrente na ficção científica de que foi cultor, em que num mundo automatizado com máquinas inteligentes, se destruísse a humanidade. O filme War Games, em que um hacker inicia uma guerra termonuclear como se fosse um jogo, parece tirado a papel químico das preocupações de Wiener e das críticas que fazia a colegas seus como Von Neumann, rejeitando que a "teoria dos jogos" pudesse servir para simular processos humanos complexos. Wiener insistiu sempre que a "informação" era "conteúdo" e não apenas a sequência digital que a suporta, insistindo por exemplo que o fluxo de informação nervosa nos animais era analógico e não digital. A tensão entre o seu trabalho e o de outros cientistas que se dedicaram à "teoria da informação" como Shannon, ainda hoje são vitais como modos diferenciados não só de ver a cibernética, mas a mecânica psicológica e social. Etiquetas: cibernética, Norbert Wiener (url)
© José Pacheco Pereira
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