ABRUPTO

29.7.07


NUNCA É TARDE PARA APRENDER: O LINEU DAS NUVENS


A rainha das nuvens, a única nuvem verdadeiramente perigosa, a nuvem que mata, o cumuloninbus, coroada com o seu incus, o martelo de Thor, ameaçando tudo e todos, com trovões, raios, granizo, chuva poderosa, perturbações várias.

E há a mesma nuvem em várias versões, calvus ou capillatus, mais a sua família de traços distintivos, virga, pannus, mamma, pileus, arcus, tuba, mil nomes de uma nomenclatura latina que parece servir sempre melhor do que qualquer outra para classificar. A plasticidade classificativa do latim, instituindo, na sua declinação, relações de ordem e hierarquia, torna-o a língua morta mais viva que há.

Tudo isto em Gavin Pretor-Pinney, The Cloudspotter's Guide, cortesia da Cloud Appreciation Society (grande nome), editado em paperback pela Sceptre este ano, um livro antiquado, com humildes fotografias a preto e branco e apenas um encarte a cores, mas cheio de amor pelas nuvens, de histórias de nuvens (como a do aviador que se ejectou para dentro de um cumuloninbus e sobreviveu para contar) e "sentimentos" das e à volta das nuvens. O autor aparece numa fotografia do livro sentado em cima de uma nuvem (feita com uma toalha felpuda?) como Deus Nosso Senhor nos santinhos. Vale tudo a pena.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]