ABRUPTO

6.7.07


COISAS DA SÁBADO: QUEM QUER ESCALAR ESTA RAVINA?


Queria eu, mas não posso. Esta magnífica foto foi tirada pelo pequeno robot Oportunidade e mostra o Cabo de S. Vicente... na cratera Victoria em Marte. Um pouco longe para ir, mas já bastante perto para ver. O verdadeiro feito cíentifico das duas sondas robotizadas, a Oportunidade e a Espírito, que se esperava durariam, na melhor das hipóteses, três meses e que já vão em quase dois anos de exploração contínua de Marte, marca um momento muito importante na ciência da exploração planetária do nosso sistema solar. Situadas em locais diferentes do planeta, elas são os nossos olhos e ouvidos marcianos, no planeta que está mais próximo da terra em termos ecológicos, uma terra devastada e árida, quase sem “ar”, mas com água e temperaturas no limite, mas mesmo assim aceitáveis e domáveis.

Como, se Malthus tiver razão, é para estas bandas do sistema solar que temos que acabar por ir, as duas sondas, com quatro rodas, um braço, vários olhos, sabor e uma antena para falar, hoje já mancando, friorentas e dadas a humores, farão merecer uma estátua aos seus construtores, engenheiros, controladores, que se levantam e dormem ao ciclo dos dias marcianos, para as fazer mover em segurança e falar connosco, dizendo o máximo que nos podem dizer. Boa sorte e muitos anos de vida, Oportunidade e Espírito!

*

O aspecto desta fotografia é, aos olhos de alguém não especialista em Geologia (como eu), semelhante a um talude no nosso planeta: uma intercalação de rocha e solo, a rocha mostrando fracturas com orientações e espaçamento regulares, a erosão... Aos olhos de especialistas surgirão diferenças enormes, não só na composição mineral como na estrutura. Mas é possível encontrar na terra composições com aspecto bem mais "marciano", tal como a foto que envio, proveniente da Slide Collection da International Society of Rock Mechanics, que celebra o seu 11º Congresso na próxima semana em Lisboa (o primeiro foi também em Lisboa em 1966).

Estou a doutorar-me em Mecânica das Rochas no LNEC que no seu início, durante a liderança do Eng. Manuel Rocha, foi pioneiro nesta área científica. Será que ainda irei trabalhar a estabilizar taludes destes? que tecnologias iremos usar? Será que ainda iremos divertir-nos a escalá-los? E andar de btt? E iremos lutar para defender a paisagem marciana dos especuladores? Quanto custará uma casa com vista em Marte? A Remax abrirá agências locais? Iremos instalar eólicas nos pontos altos? Ou painéis solares? Ou...???

(Ricardo Resende)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]