ABRUPTO

10.6.07


LENDO
VENDO
OUVINDO

ÁTOMOS E BITS

de 10 de Junho de 2007


A RTP termina um longo programa, presumo que para os emigrantes, com um pequeno momento sub-Chávez com o Secretário de Estado das Comunidades, que aliás é um admirador do Chávez original, e com uma música identificada como sendo de Roberto Leal (no oráculo) chamada "A Portuguesa" e que é singularmente igual ao hino nacional, em pastiche. Viva a Pátria, a mátria, a sátria, a dátria, a fátria, a cátria, e por que não a Kátria, a wátria e a yátria! Já estamos por tudo, não estamos?

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José Carlos Santos chamou a atenção para este comunicado da Associação de Professores de Matemática que parece ter passado despercebido apesar da sua gravidade:
Em Setembro de 2006, a APM aceitou integrar a Comissão de Acompanhamento (CA) dos Planos da Matemática (ver página Representações - Plano da Matemática).

Em 11 de Maio de 2007, a CA reuniu com os professores acompanhantes numa escola de Lisboa. A Sr.ª Ministra da Educação esteve presente em parte da reunião, para a qual convidou a comunicação social, e onde fez várias declarações que foram publicadas no dia seguinte nos jornais.

No dia 15 a APM enviou para a comunicação social, e deu conhecimento à DGIDC e ao gabinete da Sr.ª Ministra, este comunicado em que discorda das afirmações proferidas no dia 11 pela Sr.ª Ministra.

Na sequência destes acontecimentos, o Director Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Dr. Luís Capucha, convidou a APM a sair da CA, alegando que a APM não podia criticar publicamente o programa do Ministério, uma vez que fazia parte dele.

A direcção da APM considera como um princípio fundamental e inquestionável a sua independência e liberdade de expressão, para garantir a fidelidade aos seus objectivos, definidos nos estatutos, aos seus ideais de educação e aos seus sócios. Por isso, a partir do dia 30 de Maio, a APM deixou de integrar a Comissão de Acompanhamento do Plano da Matemática.

A APM continua disponível, como sempre tem estado, para apoiar os professores e os seus projectos nas escolas e para promover as aprendizagens matemáticas dos alunos.

A direcção da APM está disponível para esclarecer qualquer dúvida sobre estes acontecimentos.


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© José Pacheco Pereira
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