ABRUPTO

6.5.07


NUNCA É TARDE PARA APRENDER: UMA GUERRA DE SURPRESAS

http://www.booksamillion.com/bam/covers/0/80/521/124/0805211241.jpgAbraham Rabinovich, The Yom Kippur War: The Epic Encounter That Transformed the Middle East, Nova Iorque, Schoken Books, 2005.

O recente relatório Winograd sobre a Segunda Guerra do Líbano, muito crítico do governo de Olmert e da liderança militar, não é inédito na tradição da democracia israelita. A Comissão Agranat, analisando a guerra conhecida como a do Yom Kippur, por se ter iniciado nesse dia de feriado judaico em 1973, foi também um documento duríssimo, que levou ao afastamento de alguns dos militares mais prestigiados do exército israelita, como o general Elazar e o chefe dos serviços de informação militar, e atingiu Moshe Dayan e Golda Meir, respectivamente Ministro da Defesa e Primeiro-Ministro. O Relatório Agranat (como o Relatório Winograd) gerou manifestações violentas contra a liderança política e militar de Israel e acabou por ter consequências políticas a médio prazo muito significativas.

E no entanto... os israelitas ficaram a um passo de ganhar a guerra e colocar os seus tanques nos arrabaldes de Damasco e do Cairo e só não foram mais longe porque os americanos lhes fizeram um ultimato, obrigando-os a parar. Embora ficasse no ar um sabor a meia vitória, esse sabor fora imposto de fora, e não resultara da situação militar no terreno, claramente favorável aos israelitas. Mas foi o início da guerra que marcou traumaticamente os israelitas, que estiveram no limiar de um desatre militar que podia, no dizer de Dayan, no seu momento mais deprimido, destruir o "Terceiro Templo", ou seja o Estado de Israel. A ofensiva do Egipto e da Síria foi uma surpresa e não devia ter sido, e todas as certeza que tinham os militares israelitas sobre a sua superioridade face aos árabes revelaram-se ilusórias. Apoiados em novo armamento soviético - os mísseis SAM impediram a aviação de actuar, e o armamento anti-tanque usado massivamente pela infantaria provocou perdas muito significativas nas divisões blindadas -. os soldados egípcios mostraram uma valentia e profissionalismo que espantaram os soldados e oficiais israelitas. E, dois dias depois, os exércitos árabes tinham ocupado as margens do canal no Sinai e uma parte dos Montes Golan a norte.

Depois veio a reacção israelita.

(Continua.)

Etiquetas: ,


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]