ABRUPTO

28.3.07


LENDO
VENDO
OUVINDO

ÁTOMOS E BITS

de 28 de Março de 2007


O tratamento cruel, mesquinho, machista que alguns blogues, tidos como sendo de "direita", dão a Odete Santos deve envergonhar qualquer pessoa bem formada, independentemente de se concordar ou não com as suas ideias. Este é um dos exemplos de como o engraçadismo que passa por humor na blogosfera, onde há muitos Gatos Fedorentos-mirins, como analistas-mirins, críticos-mirins, escritores-mirins e acima de tudo muitas pessoas-mirins, não passa de uma miséria do pensar e de um defeito do carácter. Odete Santos é uma excelente deputada, trabalhadora quanto baste, advogada temível, conhecedora das suas matérias, que já vi desfazer com a maior facilidade alguns meninos (e meninas) que pensam que por serem mais elegantes e bonitos do que ela lhe são superiores. Já a vi , por exemplo, pôr na ordem com grande aisance um dos Gatos Fedorentos, que teve que engolir em directo uma graça demagógica. Mas estes são os tempos em que vivemos, e este protesto não vai mudar nada.

*

Hoje, o "serviço público" abriu as notícias com cinco minutos sobre a dúvida trágica de se saber se um jogador de futebol vai ou não jogar. Prioridades.

*

Ontem no "serviço público":
Pergunta o apresentador Malato a uma concorrente do «Um contra todos» na RTP1 há minutos atrás: quem será o próximo Presidente do Parlamento Europeu? Entre as diferentes hipóteses oferecidas à candidata, surge o nome de Jaime Gama, actual Presidente da Assembleia da República, que acaba por ser escolhido pela concorrente, eventualmente confundida com o facto de Portugal ir exercer a presidência do Conselho da União Europeia no próximo semestre. Para supresa geral, a resposta é considerada CERTA! Ora, será que ninguém explicou aos autores do concurso que a presidência do Parlamento Europeu é independente da presidência da União Europeia e não tem nada a ver com aquela? Ninguém explicou aos autores do programa que o actual presidente do Parlamento Europeu é o senhor Hans-Gert Pöttering, alemão e membro do PPE a cujo grupo político presidiu durante vários anos, eleito em Janeiro último para um mandato de dois anos e meio, até final da actual legislatura europeia? E que o próximo Presidente da Assembleia parlamentar europeia só será escolhido pelo Parlamento que saír das próximas eleições europeias de Junho de 2009? Comentários para quê?

(João Pedro Simões Dias)

*

Vejo o seu blogue com frequência e dei de caras com um texto absolutamente falso, o que me espantou e me levou a escrever-lhe estas linhas. Estou a falar do texto escrito por João Pedro Simões Dias acerca do concurso apresentado pelo Malato na RTP1. A verdade é que eu vejo esse concurso e o que se passou foi o seguinte:

1º As hipóteses de resposta não incluíam Jaime Gama.

2º As hipóteses continham 3 nomes entre os quais Hans-Gert Pöttering e Jean-Claude Trichet sendo que neste momento não me lembro da 3ª hipótese.

3º O que deve ter confundido o Sr. João Pedro Simões Dias, foi que a concorrente fez confusão entre as instituições europeias (Conselho Europeu e Parlamento Europeu) metendo ao “barulho” a próxima presidência portuguesa e o Malato para a ajudar perguntou-lhe mais ou menos assim: “…então por essa ordem de ideias Jaime Gama vai ser o presidente do próximo Parlamento Europeu…?”. Estando apenas a repor a verdade, apresento os meus melhores cumprimentos

(Fernando Gomes)

*

Grato pelo esclarecimento prestado após a inserção do texto que lhe enviei e fruto da atenção de um outro seu atento leitor. Já confirmei também por outras fontes a versão corrigida que corresponde à que o seu leitor FG divulga, o que me obriga a apresentar públicas e devidas desculpas a quem foi involuntariamente atingido pelo comentário apressadamente produzido – fruto óbvio de escrever no blogue e ir ouvindo a tv como som de fundo, sem prestar a necessária atenção ao que vai passando, o que está comprovadamente demonstrado que não dá bons resultados.

A confusão radicou, efectivamente, na alusão final à temática da próxima presidência portuguesa da União. Uma lamentável desatenção, pois, à forma como decorria normalmente o referido concurso. Aos visados, portanto, as devidas, reiteradas e públicas desculpas.

(João Pedro Simões Dias)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]