ABRUPTO

15.1.07


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES: "TEORIAS DO LAZER"



Neste domingo, depois de um passeio que se prolongou da Serra da Lousã ao Bigorne, em Castro D'Aire, percebi que o aquecimento global não só está a favorecer a actividade das aranhas como também desenvolve as antenas de outros insectos.

Nada tenho contra as energias limpas, pelo contrário, mas sou peremptoriamente contra a falta de planeamento paisagístico e de produtos turísticos culturais que derivem de estudos aprofundados. Coisa a que assistimos diariamente.

Relativamente à zona da Lousã, Góis e outros concelhos do Pinhal Interior Norte (de onde anexo duas fotos), há um "grande" plano de desenvolvimento turístico que tem consistido na dotação de alguns dinheiros para a gestão urbanística (i.e., da forma como se aplica o cimento) das aldeias de xisto do Pinhal Interior Norte e Sul.

Pelo que sei, é um plano digno de António Ferro: a idea é chamar turistas para comer castanha, chanfana e ver enxadas. Agora, também, os Aerogeradores, nos baldios que deixou Salazar. Nada mais acontece.

No fundo um turismo muito pobre, sem criatividade, sem nada de novo. Um turismo de comes-e-bebes. Um passeio de domingo, igual ao das queijadas de Sintra (sem os palácios) e igual ao circuito do vinho, do chouriço e do leitão da Bairrada (sem as chatices na N1).

Aparentemente, é isto que somos. E é assim que uns quantos doutores que assinam o corpo técnico de revistas da especialidade veêm a Teoria do Lazer.

As Fotos

Na foto 1:

O Pico da Ortiga (c. de 900 mts) na Serra da Lousã. Ao fundo a noroeste, sobre a névoa, a Serra do Buçaco (c. 600 mts.)

Na foto 2:

À esquerda a vertente sul da Serra da Estrela sem neve e totalmente queimada no verão de 2004 (a Torre no alto e a zona de Loriga e Unhais, que desce para a zona do rio Alva, fora da foto). Ao centro, o pico de S. Jorge na Serra do Açor (c. 1350 mts); numa das vertentes esconde-se a aldeia do Piódão e a lindíssima pousada do INATEL. À direita, a zona de confluência entre Góis e Pampilhosa da Serra (os aerogeradores estão na zona do Cadafaz, em Góis)

(Vasco Godinho)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]