ABRUPTO

23.10.06


LENDO
VENDO
OUVINDO

ÁTOMOS E BITS

de 23 de Outubro de 2006



Será que alguém explica aos redactores do telejornal das 13 horas da RTP que na Hungria não há só o governo (o do mentiroso socialista) e a "extrema-direita" e que a maioria dos manifestantes, lá porque atacam um governo socialista, não são "extrema-direita"?
“Alguém explica” ao inefável repórter da RTPN António Esteves Martins e seus colegas que uma manifestação pacífica não se faz com encapuçados a arremessar pedras contra as forças policiais? “Alguém explica” ao AEM & colegas que num Estado de Direito é necessário o uso da força e a intervenção policial para manter a ordem e o respeito pela lei quando ela é desrespeitada? “Alguém explica” aos ditos senhores jornalistas que a lei é desrespeitada quando, sob o pretexto da manifestação, se aproveita para lançar o caos e a desordem? Finalmente “alguém explica” aos senhores jornalistas que mesmo admitindo ter existido desproporção nos meios usados aquilo não tem nada a ver com a intervenção dos tanques soviéticos na Revolução Húngara? É que foi com essa mensagem que a notícia começou e essa foi a ideia pisada e repisada durante toda a reportagem. Eu sei que este tipo de comparação cai muito bem e dá uma certa emoção à estória. Em alguns casos revela muita ignorância, noutros má fé e desonestidade intelectual. Nesta linha já vi insuspeitos a comparar o 11 de Setembro com Hirochima ou os refugiados de Melilla com os “balseros” de Cuba…

(Helena Mota)
*

Será que alguém explica ao editorialista do Diário de Notícias que afirmou isto
A introdução de portagens nas Scut anunciada ontem pelo Governo é uma medida sensata, na medida em que corresponde à aplicação do modelo utilizador-pagador, ainda para mais num tempo de evidente escassez de recursos públicos. Regista-se, ainda, a intenção de o Governo se propor fazer cumprir o programa eleitoral com que o PS se apresentou às últimas eleições, no qual prometia manter as auto-estradas sem portagens apenas nas regiões com menores índices de desenvolvimento socioeconómico e naquelas em que não existem alternativas no sistema rodoviário. . (Sublinhados meus)
aquilo que um leitor do Abrupto explica com clareza:
O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações divulgou os seus argumentos para a colocar portagens em algumas vias nacionais.
O curioso dos números apresentados (PIB per capita regional, Índice de poder de compra concelhio e tempo médio da melhor alternativa possível) é que eles já eram conhecidos há muito tempo. Mesmo antes do Governo entrar em funções.

1. A distribuição do PIB per capita regional é extremamente estável. Ou seja, as regiões que eram mais ricas em 2002, são, de grosso modo, as mesmas que são ricas hoje em dia. Por forma a comparar estes números habitualmente publicados pelo INE, repare-se que a imagem da esquerda foi publicada a 10 de Setembro de 2004 (ainda com António Guterres no poder). A da direita é a usada pelo Governo e consta do documento Retratos Territoriais 2004 (28 de Dezembro de 2005).

Não há grandes diferenças, apenas na zonas de Lisboa que sofreram uma mudança de conceito.

2. O Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio 2004 foi publicado a 24 de Janeiro de 2005 (antes do Governo entrar em funções).

3. Por fim, o critério tempo, só se alteraria se tivessem sido construídas novas vias de acesso relevantes. O que não aconteceu.

Porque se esperou tanto tempo para fazer as contas? Os números sempre apontaram para o mesmo lado…

(Filipe Charters de Azevedo)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]