ABRUPTO

26.10.06


COISAS DA SÁBADO: MANIFESTAÇÕES



Está na moda desvalorizar os sindicatos e as manifestações. É um pouco bizarro, bem vistas as coisas, que num país onde há tão pouca participação cívica, se dê mais importância ao enclausuramento de quarenta “artistas” temerosos pelos seus subsídios, do que a setenta mil pessoas na rua. Também, bem vistas as coisas, pode-se sempre dizer que “é o Partido Comunista” e, em grande parte, é. Só que, também, bem vistas as coisas, era suposto que o PCP já não fosse capaz de juntar tanta gente. Nem o PCP nem as “corporações”, o modo como agora erradamente se descrevem os sindicatos.

Tudo isto é cegueira, e cada qual toma a que quer. É verdade que a resistência que se encontra nas ruas é resistência á mudança, mas para muitos é a “sua” resistência à mudança e não apenas a do PCP ou da CGTP. Não estariam lá tantas pessoas se não fosse assim. Quanto às corporações é verdade que o seu poder é grande em muitas áreas do estado. Na saúde, na educação, nas profissões liberais como os médicos, advogados e farmacêuticos. Enquanto o Sindicato dos Professores mandar no Ministério da Educação por dentro estamos perante uma “corporação” que deve ser de lá tirada. Mas, cá fora, o Sindicato dos Professores ou qualquer outro, como sindicato e não como detentor de poderes “corporativos”, é um elemento fundamental da saúde de uma sociedade democrática. Convém não atirar fora o menino com a água do banho.

(Na Sábado de 18 de Outubro.)

*

Ainda bem que esta’ na moda desvalorizar sindicatos. Quer dizer que o povo portugues esta’ finalmente a acordar para a realidade de um mundo global, de uma economia global e para o facto de que os patroes que tratavam os empregados ao pontape’ sao uma coisa do passado. A sociedade em que vivemos evoluiu moralmente desde o virar do seculo, quando os sindicatos foram pela primeira vez criados. Nessa altura sim, as condicoes de trabalho eram horriveis e os trabalhadores necessitavam de defesa. Hoje em dia, isso ja’ nao existe.

Por vezes confesso que nao percebo em que planeta vive a UGT, CGTP, BE e PCP, penso que vivem num mundo qualquer alternativo, numa outra dimensao em que as suas fantasias marxistas tem de ser satisfeitas.

A economia do sec. XXI e’ diferente da economia protecionista do anos 80 e 90, a China e India estao a crescer a um ritmo alucinante, os empregos do passado em fabricas, que duravam 20-30 anos com pensao, regalias etc sao coisas do passado. Os trabalhadores tem de aceitar esta realidade porque ela esta’ ca’ para ficar!! Nao interessa o que a UGT, CGTP e outros tolinhos pensam. A economia mundial mudou e nos todos (sindicatos inlusive’) temos que no adaptar. E’ necessario mais e sobretudo melhor educacao, mais anos de escola, e’ preciso que se perceba que sem uma boa educacao, entao mais vale encostar ‘as boxes ou emigrar. Mas melhor educacao nao significa mais dinheiro do estado para educacao, e’ sobretudo preciso re-educar comportamentos, aumentar propinas para que os estudantes tomem a educacao a serio e nao a brincar e a beber como o fazem hoje (os tais engracadinhos das praxes que o JPP tao bem fala). E’ tambem preciso premiar os bons estudantes secundarios, dar-lhes bolsas de estudo universitarias. E’ tambem preciso limpar as universidades dos engracadinhos que demoram 10 anos para finalizar um curso, na Suica, Canada e EUA so’ se pode chumbar 1 vez, e depois adeus.

E’ tambem preciso avaliar professores, sem duvida concordo com Socrates nisto. Ha’ professores completamente inuteis, que nao tem qualquer interesse em educar e em motivar os estudantes. Querem apenas o salario e nao serem chateados. Isto tem de mudar ja’!! Nao pode esperar, nao pode esperar pela “aprovacao dos sindicatos”, caso contrario ficamos na mesma.

O mundo mudou e os sindicatos estao a emperrar a mudanca. Os sindicatos tem de mudar ou de preferencia tem de desaparecer.

(Carlos Carvalho)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]