ABRUPTO

25.9.06


COISAS DA SÁBADO: BATALHAS DE RETAGUARDA - OS BELGAS E O GOOGLE
Google

Um Tribunal belga proibiu o Google de incluir títulos de jornais belgas no motor de busca, a pedido de uma associação da imprensa local. Existe de facto um problema crescente de direitos de autor em linha e o Google revela-o e agrava-o. Tudo o que está a mudar com a crescente passagem do mundo dos átomos para o dos bits, vai tornar obsoleta toda a armadura jurídica que hoje defende a posse da propriedade intelectual. Só que não me parece que seja esta a melhor maneira de se defrontar estas questões e o efeito é pura e simplesmente excluir os jornais belgas do mundo global da informação.

É mais uma batalha de retaguarda como as que a UE trava contra a Microsoft, os franceses contra o ITunes (e o iPod) e a digitalização de bibliotecas pelo Google. O mais patético exemplo é a legislação francesa que obriga à utilização de termos técnicos universais, usados comummente em inglês, em francês. Já alguma vez procuraram no Google por um “logiciel” ou por um “ordinateur”?

*
Os franceses usam ainda o "octet" (em vez de "byte") e outras curiosidades semelhantes; mas a mais saborosa de todas talvez seja o "couriel" (em vez de "e-mail"), que vem de "courier électronique"...

(C. Medina Ribeiro)

*

Aproveito o seu post para lhe contar que a biblioteca da Universidade Complutense de Madrid (a segunda maior de Espanha depois da Nacional) vai estar disponível online graças ao acordo a que chegou com o Google. A notícia pode ser lida aqui.

Em relaçao ao termos técnicos sou completamente contra que seja o governo a obrigar este ou aquele termo mas além disso nao vejo qual é o problema. Quantas vezes procurei “ordenador”. O famoso Octet também é utilizado em Inglês como sendo 8 bits (octeto em Español). Nao esquecer que às vezes 1 byte nao sao 8 bits.
Já agora, espero que leia este “correo”.

(F. Bret)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]