ABRUPTO

31.8.06


LENDO
VENDO
OUVINDO

ÁTOMOS E BITS

de 31 de Agosto de 2006


Vários dias de jornais, muitas e variegadas coisas. Um jornal morto, o Independente, o que é sempre mau. Não importa que se concorde ou discorde, e o Independente teve coisas muito más e coisas muito boas, mas quando acaba um jornal fica-se sempre mais pobre. Posso agora arrumar a colecção integral do Independente no arquivo morto, mas tenho a certeza que continuarei a consulta-la.

Agora que um jornal morreu, continuo perplexo com a vida de outros. Como é que o Semanário sobrevive? Não lhe desejo nada de mal, mas é para mim um mistério a sua continuidade sem jornalistas, sem leitores e sem anunciantes.

*

Hoje no Diário de Notícias uma grande entrevista a Mário Soares, que há muitos anos dá a este jornal as suas melhores entrevistas. Não importam todas as discordâncias, quer com a sua campanha presidencial recente, quer com as opiniões sobre política internacional que mais uma vez reitera. Há uma coisa que só Soares podia dizer de si próprio, aquilo que é ao mesmo tempo a sua força e a sua pulsão para só se ouvir a si próprio e fazer asneiras, a sua fusão única de virtudes que são ao mesmo tempo defeitos e vice-versa: "Sou resistente, tenho uma carapaça sólida. Não sou uma anémona impressionável, quer por qualquer crítica ou por um simples desaire eleitoral.". Não, não é uma "anémona", mas também o seu desaire eleitoral não foi "simples"...


(Continua)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]