ABRUPTO

28.8.06


LENDO
VENDO
OUVINDO

ÁTOMOS E BITS

de 28 de Agosto de 2006


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: rochas marcianas de um novo tipo. O mundo torna-se mais complexo. Quem disse que os diagramas não têm a categoria da beleza?

http://marsrovers.jpl.nasa.gov/gallery/press/spirit/20060823a/McSweenPIO_br.jpg

*

No Natureza do Mal, notas e reproduções do catálogo da exposição da Fundação Cartier-Bresson, comissariada por Agnès Sire, com fotos surpreendentes. Simone Beauvoir como "jeune fille" de costas e como intelectual existencialista de frente.

*

No Da Literatura mais uma nota cautelar sobre os sixties e a dificuldade de generalizar. Nos ESTUDOS SOBRE O COMUNISMO escrevi há algum tempo uma nota sobre a difícil fusão entre o radicalismo cultural e político que se começou a dar nos anos à volta de 1968, sendo as raízes da contra-cultura radical anteriores e mesmo percursoras do radicalismo político. Este movimento a dois foi travado na década de setenta pela extremização dos movimentos político-estudantis (em Portugal e na Europa) e pelo fim do período "liberal" do marcelismo. No entanto, depois do 25 de Abril verificou-se que tinha sido um ponto sem retorno.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]