ABRUPTO

8.8.06


COISAS DA SÁBADO:
GUERRA, A DIMENSÃO QUE NÓS PERDEMOS, FELIZMENTE / INFELIZMENTE



Felizmente que nós, a minha geração europeia, perdemos a noção do que era a guerra. Infelizmente que nós, a minha geração europeia e as gerações seguintes, perdemos a dimensão do que é a guerra. Pode parecer contraditório mas não é. Entre 1945 e 1990, os europeus conheceram o período maior de paz continuada de toda a sua história. Toda, desde há mais de dois mil anos, se é que se pode contar a Europa desde o império romano e o nascimento de Cristo no Médio Oriente.

Pudemos viver grande parte da nossa vida em paz, em Portugal mais do que no resto da Europa, sem sequer as angústias dos nossos pais e avós, com a guerra espanhola ao lado e a segunda guerra europeia de que escapamos por um fio. Como os europeus desde 1945, vivemos a guerra fria protegidos pelo guarda-chuva nuclear americano, nem sequer tivemos que pagar os custos plenos da defesa, construindo um “modelo social” que deve muito da sua existência aos gastos americanos com a defesa. Foi bom, enquanto durou, mas está a acabar.

Subitamente, a guerra da Jugoslávia e os terrorismos de Madrid e Londres, mostraram que a guerra está mais perto do que imaginamos, mas continuamos a não querer ver e a confiar no destino. O conflito no Médio Oriente, o terrorismo em Nova Iorque são muito nossos, mas continuamos a meter a cabeça na areia e a desejar que os americanos e os israelitas paguem o preço do sangue e nos protejam. É por isso que, ou estamos dispostos a assumir que a paz se defende, inclusive por meios militares, ou teremos guerra na nossa casa em condições de muito maior fragilidade. Um teste importante pode ser a disposição europeia de participar numa força efectiva que garanta que não há ataques na fronteira norte de Israel, diminuindo assim significativamente a tensão na zona, construindo a paz com os moderados árabes e impedindo que os extremistas a sabotem todos os dias. Uma força efectiva, disse eu.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]